Lançamentos do CAL na Feira do Livro 2013

Na próxima sexta-feira (10), a partir das 17h30min, o Centro de Artes e Letras da UFSM promove o lançamento de quatro obras junto à programação da Feira do Livro de Santa Maria.

Confira abaixo mais detalhes sobre os livros que serão lançados:

Linguagem e Historicidade, na coleção Linguagem e Sociedade, editado pela RG Editores, Campinas, e organizado pelas professoras Débora Massamann e Greciely Costa da UNIVAS/ Minas Gerais. Na publicação, há um capítulo intitulado “Os homens que compravam madrugadas … Pereira Coruja e Walter Spaldingna História do falar gaúcho”, escrito pelas professoras da UFSM Amanda Scherer e Verli Petri.

Os artigos dessa obra têm em comum o fato de trabalharem a historicidade do material analisado. Procura-se compreender o modo como os sentidos são produzidos pelo funcionamento da linguagem. O capítulo das professoras Amanda e Verli trata mais especificamente sobre o lugar de fronteira no plano geográfico, histórico, social e linguajeiro, na relação história e memória via a permanência de um imaginário sobre o ser gaúcho e a configuração de discursividades para um “falar” gaúcho.

História das Ideias (diálogos entre a linguagem, cultura e história) publicado pela Editora da Universidade de Passo Fundo e o Instituto de Letras da UFRGS é organizado pela professora Ana Zandwais. O capítulo intitulado “À procura da língua universal entre a memória e a história” é escrito pela professora Amanda Scherer.

O livro propõe algumas reflexões em torno das relações língua, cultura e história, buscando colocar em perspectiva as modalidades por meio das quais a língua(gem) pode ser investigada, a partir de determinações históricas que a afetam e dos diferentes modos de produção cultural que caracterizam as formas de funcionamento do trabalho simbólico da cada sociedade. O capítulo da prof. Amanda Scherer busca refletir sobre as condições de produção de designações sobre a língua, sobre o modo de produção de instrumentos linguísticos e sobre os papéis que os linguistas têm assumido em relação às diferentes modalidades de disciplinarização de línguas.

Sociedade da Imagem: a reprodução de sentidos da mídia do espetáculo (PPGL Editores, UFSM, 2013) é de Caciane Sousa de Medeiros, jornalista e professora do Programa de PósGraduação em Ciências da Linguagem da UNIVÁS/Minas Gerais)

Com a proposta de enfatizar a relação da mídia e suas formas de produzir sentidos na sociedade da atualidade, o livro Sociedade da Imagem: a (re)produção de sentidos da mídia do espetáculo é uma versão atualizada da tese da professora dra. Caciane Souza de Medeiros. É um lançamento do Programa de Pós-graduação em Letras/Laboratório Corpus da UFSM que extrapola o espaço acadêmico para ganhar novos espaços e leitores. Além de problematizar a latente relação entre mídia e sociedade, a autora singulariza uma reflexão fecunda sobre a imagem em nossa sociedade através de um viés analítico que toma o discurso da mídia em suas dimensões histórica, social, política e ideológicas de produção. A autora salienta na costura de suas análises que há uma lógica e funcionamento na dispersão e onipresença do discurso da violência na chamada mídia do espetáculo.

Manuscritos de linguistas e genética do texto: um exemplo a partir dos papiers de Emile Benveniste (PPGL Editores, UFSM, 2013, Coleção Cogitare) é de Irène Fenoglio, pesquisadora do Instituto de Textos e Manuscritos Modernos ITEM/CNRS, Paris, França.

O texto publicado é a conferência proferida junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, no ano de 2012, quando de sua passagem por Santa Maria e foi traduzido pelas professoras Verli Petri, Simone de Mello de Oliveira, Zélia Maria Viana Paim e Taís da Silva Martins e tem o prefácio das profa. Amanda Scherer e Verli Petri. A pesquisadora Irène Fenoglio apresenta suas reflexões sobre os estudos dos manuscritos do linguista Emile Benveniste e sua importância para o desenvolvimento das pesquisas sobre a linguagem e a produção do conhecimento na área de Humanidades.