Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de Voleibol da UFSM e o trabalho para 2025 é tema de edição do UniFM Esporte Clube

Coordenador Lorenzo Laporta e a treinadora Ana Júlia Saccol foram os convidados para tratar do assunto



Professor do CEFD Lorenzo Laporta coordenado o projeto de voleibol da UFSM

Composto pelas campeãs municipais e pelos campeões estaduais universitários de 2024, o projeto de voleibol da UFSM abriu a temporada de 2025 com uma novidade: a implementação de duas categorias de base femininas. A iniciativa, coordenada pelo professor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), Lorenzo Laporta, agora conta com times voltados a atletas nascidas entre 2007 e 2011.

O docente participou do UniFM Esporte Clube, programa da Rádio UniFM 107.9 que trata de assuntos voltados ao cenário de esportes de Santa Maria, para falar sobre o trabalho desenvolvido pela Universidade na modalidade. Ele estava acompanhado da acadêmica do curso de Educação Física e Bacharelado e mestranda em Gerontologia, Ana Júlia Saccol, treinadora dos times.

Laporta revelou que entre as razões para criar as categorias de base está o Processo Seletivo de Ingresso de Atletas de Rendimento UFSM (PIARES), programa que possibilita o ingresso de atletas de alto rendimento a diferentes cursos de graduação da UFSM. Entretanto, além de pensar no acesso ao estudo, a iniciativa também tem como base conectar os jovens com o campus e desenvolver profissionalmente aqueles que já são acadêmicos, de diferentes áreas, através das comissões técnicas.

“A gente começou a pensar em criar uma ponte para que novas atletas consigam entrar na universidade e continuar treinando a partir das filosofias que já temos. As ideias são de facilitar para o futuro e, um dos pilares do nosso projeto, criar novos profissionais. Cada vez mais eu vejo nós conseguindo aliar várias frentes vinculadas à extensão, à pesquisa e ao ensino. A maioria dos alunos que fazem parte das comissões técnicas também faz parte do grupo de estudos e publica artigos”, afirmou o professor. Para iniciar, foi escolhida a categoria feminina, mas em breve times masculinos de base também devem ser implementados.

Programa é apresentado pelo jornalista Pedro Pereira (à direita)

Ana Júlia é uma das treinadoras que atuou como atleta da equipe adulta de voleibol da UFSM por um tempo até que decidiu assumir o comando fora de quadra. Embora já graduada em Educação Física – Licenciatura, ela conta que, com a oportunidade no projeto da Universidade, o desenvolvimento não parou por aí. “A nossa formação não parou quando a gente saiu da graduação, ela continua agora nesse processo e eu sinto que ainda mais amplificada”, pontuou. 

A ideia de Laporta é que os esquadrões, inclusive os adultos, recebam diversas referências da modalidade ou de áreas análogas ao esporte, como da psicologia ou da nutrição, para seguir crescendo. De qualquer forma, e à vista disso, a técnica destaca: “eu acredito que o projeto de voleibol da UFSM tem um papel excelente, gigantesco no nosso estado. Crescemos com as categorias adultas, conseguimos implementar a categoria de base feminina, logo vamos conseguir também a categoria de base masculina, e vamos atender todo esse público que sabemos que existe”.

UniFM Esporte Clube

Uma nova porta para o a comunicação do esporte de Santa Maria. Criado no fim de março deste ano, o UniFM Esporte Clube é o novo programa da Rádio UniFM 107.9, que busca tratar de assuntos relacionados à prática de modalidades na cidade. O programa, apresentado e produzido pelo jornalista Pedro Pereira, recebe no estúdio atletas, treinadores e demais personalidades que fazem o trabalho acontecer.

Ele ocorre ao vivo, das 12h30min às 13h, e posteriormente é disponibilizado no Spotify e divulgado no Instagram. Nesta segunda-feira (28), os convidados serão o treinador Renato Coutinho e a ala-pivô Evelyn Spengler, do time feminino de basquete da UFSM. Para ouvir a conversa com Lorenzo Laporte e Ana Júlia Saccol na íntegra, clique aqui.

Texto: Pedro Pereira, jornalista

Fotos: Vinícius Maeda, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-68916

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.