O Tribunal de Contas da União (TCU), está realizando duas ações de participação cidadã.
A primeira é a consulta “Como estão as pontes por onde você passa?”, que é feita por meio de um questionário na página do TCU. No formulário, o usuário informa o estado, município e rodovia em que a ponte se encontra. Nas respostas, pode descrever aspectos como iluminação, sinalização, largura das vias, rachaduras, entre outros. O objetivo é saber se o usuário se sente seguro ao trafegar pelas pontes do Brasil. Os dados recolhidos na consulta vão contribuir para fiscalização que o Tribunal fará para avaliar a administração da manutenção da malha rodoviária federal.
Na segunda iniciativa, o TCU, em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB), lançou edital para cadastro e capacitação de pessoas voluntárias interessadas em participar da Força-Tarefa Cidadã que vai colaborar na fiscalização de obras de escolas e creches inscritas no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação. As inscrições podem ser feitas no site.
Demais informações podem ser obtidas na página do Observatório Social do Brasil. Para tirar dúvidas, está disponível o e-mail forcatarefa@osbrasil.org.br. Todas os participantes passarão por treinamento on-line oferecido pelo TCU, que as capacitará para realizar visitas às obras, identificar problemas na construção e registrar as informações no aplicativo #UniãoCidadã.
A retomada dessas obras pode garantir mais de 700 mil vagas para crianças e jovens da educação básica e profissionalizante. As visitas às obras pelas pessoas voluntárias permitirão aumentar a expectativa de controle visando à prevenção de falhas e atrasos, bem como priorizar ações corretivas em obras de maior risco, contribuindo para que sejam retomadas e concluídas com qualidade e no prazo previsto.