
Na última semana, iniciou-se no Campus da UFSM em Frederico Westphalen a colheita de soja de 2025. Três grupos de pesquisa estão envolvidos nos trabalhos, que avaliam desde fontes de adubação até estratégias sustentáveis de controle de pragas, sempre com o objetivo de aliar produtividade e uma agricultura mais sustentável.
O Grupo de Pesquisa em Melhoramento de Plantas iniciou a colheita de seis experimentos de soja, testando diferentes fontes de adubação, inoculação de sementes, aplicação de fungicidas em estágio V0, uso de fungicidas multissítio, indutores de resistência associados a defensivos e competição entre cultivares. Paralelamente, o Grupo de Pesquisa em Manejo de Plantas Daninhas trabalhou em dez ensaios focados no controle do caruru, redutores de estresse por herbicidas, efeito de herbicidas como promotores de produtividade e influência da orientação da semeadura no rendimento. Completando as pesquisas, o Grupo de Plantas de Lavoura avaliou o uso de cama de aves como fonte nutricional e a aplicação de biológicos visando uma agricultura mais sustentável.
A colheita está sendo realizada manualmente em uma área experimental de aproximadamente seis hectares, com expectativa de produtividade em torno de 3.500 kg/ha. Após, as plantas passam por análises laboratoriais para avaliação de parâmetros qualitativos e quantitativos. Todo o processo conta com a participação de quatro professores e cerca de 60 alunos, entre graduandos e pós-graduandos, demonstrando o caráter extensionista da atividade.
Os dados gerados nesta safra terão desdobramentos acadêmicos e científicos importantes. Eles servirão de base para 15 trabalhos de conclusão de curso e cinco dissertações de mestrado, além de alimentarem projetos de pesquisa com potencial aplicação no setor produtivo.
Texto: Divisão de Divulgação Institucional do Campus de Frederico Westphalen