Na tarde desta sexta-feira (4), às 13h30min, ocorre no Centro de Convenções da UFSM a cerimônia regional de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). A distinção é dedicada a alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais ou de escolas privadas brasileiras (do ensino médio e do 6° ao 9° ano do ensino fundamental). A organização do evento é da coordenação regional da OBMEP (região RS02), sediada no Departamento de Matemática do UFSM. A coordenadora é a professora Taísa Junges Miotto.
Neste ano, serão entregues medalhas de prata e bronze nacionais, além de medalhas de ouro, prata e bronze estaduais a mais de 300 estudantes de escolas públicas e privadas da região. Professores, escolas e secretarias de educação também serão homenageados com kits didáticos e diplomas. As medalhas de ouro nacionais serão entregues em evento no Rio de Janeiro, em junho.
A região RS02 abrange 127 municípios do Rio Grande do Sul, com cerca de 900 escolas participantes. Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a OBMEP é a maior olimpíada científica do país, incentivando o estudo da matemática e a descoberta de talentos. Alunos medalhistas podem ingressar no Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), promovendo seu desenvolvimento acadêmico.
A lista completa dos premiados pode ser conferida aqui.
Texto: Subdivisão de Comunicação do Centro de Ciências Naturais e Exatas