Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula inaugural do curso técnico em Internet das Coisas reúne turma de curiosos e apaixonados pela tecnologia

Evento aconteceu no auditório do CTISM de forma concomitante à abertura do Arduino Day



A vice-reitora Martha Adaime recebeu os calouros do Ensino Médio no auditório do CTISM

Na manhã desta sexta-feira (21), aconteceu no auditório do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) a aula inaugural do curso técnico em Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things). O evento marcou a chegada oficial da primeira turma, composta por 30 estudantes, da nova modalidade de formação integrada ao Ensino Médio da Universidade.

A IoT é a conexão de objetos físicos à internet, permitindo que haja a comunicação e a interação entre as “coisas” de maneira automática. O curso é voltado a jovens interessados em tecnologia e inovação – mais especificamente a transformação digital. Junto à aula inaugural, ocorreu a abertura do “Arduino Day”, festividade que ocorre simultaneamente em diferentes países, segue até o sábado (22) e busca “celebrar” o poder da comunidade que utiliza a plataforma de desenvolvimento de projetos eletrônicos de mesmo nome.

A vice-reitora Martha Adaime esteve presente no evento e garante que o ensino de Internet das Coisas no CTISM surge com o ar de renovação, levando em conta que os outros cursos oferecidos pelo colégio são da área da tecnologia. ”Todo novo curso que está atendendo uma demanda da sociedade vem ao encontro do desenvolvimento da UFSM. O que nós precisamos é estar movimentando a UFSM no sentido de modernizar os nossos cursos. Nós temos falado isso com as direções de unidade há muito tempo, que nós precisamos repensar muitos cursos. Inclusive cursos que não preenchem vagas, se realmente eles estão sendo demandados pela sociedade”, contou.

O diretor Rafael Pinto explica que o curso foi criado pensando no perfil de acadêmicos que já fazem parte do CTISM – ou seja, os novos alunos poderão usufruir da infraestrutura já existente no colégio -, além de ser sobre uma temática muito atual. “A gente teve nos últimos processos em torno de 800 candidatos inscritos para os nossos cursos técnicos integrados no Ensino Médio. O nosso primeiro objetivo é dar oportunidade aos estudantes, com mais 30 vagas anuais através desse curso. O segundo, seguindo nosso papel como instituição pública, é cada vez mais ofertar para a população os recursos que a Universidade tem para que, depois, o estudante aplique isso no mundo do trabalho e no desenvolvimento de novas tecnologias no país”, revelou.

O futuro começa agora

Lucas Maziero, gerente de tecnologia da Fox IoT e egresso do CTISM, palestrou para os novos estudantes

A professora Luciana Lourega, coordenadora do curso de IoT, afirma que as atividades para os estudantes serão muito práticas. “Eles vão ter a base para poder mexer com essas tecnologias. Serão aulas de programação, tem também a parte de circuitos elétricos, de fundamentos de automação. As disciplinas tradicionais que eles têm no Ensino Médio também, claro, mas somada a toda essa parte técnica de projetos”, detalhou.

O técnico em Internet das Coisas é um profissional capacitado para lidar com a integração de dispositivos eletrônicos à internet, criando soluções que facilitam a rotina de pessoas e empresas. As empresas de tecnologia serão um mar de oportunidades para os formados. Lucas Maziero é egresso do curso técnico em Eletrônica do CTISM, hoje atua como gerente de tecnologia da empresa da área, Fox IoT, e palestrou para os calouros.

Maziero, que também é formado em Engenharia Elétrica, veio a Santa Maria da cidade de Ivorá no fim dos anos 2000 e destaca o quanto a UFSM o ajudou a chegar no patamar que está atualmente: “o CTISM foi a chave, principalmente, para eu adquirir conhecimento técnico, que melhorou muito. Antes, eu tinha o conhecimento prático, mas o conhecimento técnico eu aprendi basicamente tudo aqui. A Universidade dispõe de muita qualidade”.

Um dos novos estudantes é Ariel Batista, que já tinha vontade de ingressar no CTISM e viu a possibilidade de estudar Internet das Coisas como porta de entrada. “Eu queria estudar aqui mais pelo Ensino Médio em si, que é ótimo, mas, enquanto eu fazia a inscrição, vi que tinha um curso novo e pensei: ‘ah, vamos tentar, né’. Agora, eu espero aprender mais sobre a internet, a questão mais elétrica, porque é algo muito atual. Vai fortalecer meu futuro”, acredita o jovem.

Tiago Samuel, seu colega de turma, segue na mesma linha. “Após uma indicação da minha mãe, eu pensei que nesse curso teria bastante mais oportunidades de emprego no futuro, além de eu sempre ter tido interesse em programação. Quero me preparar para o mercado de trabalho”, afirmou. A programação completa do evento pode ser conferida clicando aqui.

Texto: Pedro Pereira, jornalista

Fotos: Taiane Wendland, estudante de Produção Editorial e bolsista da TV Campus

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-68609

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.