A inteligência artificial (IA) é uma revolução na forma de lidar com o conhecimento, o que traz novas oportunidades e desafios para os pesquisadores. Este foi o tema da aula inaugural promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), no Auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia. O evento contou com a palestra do professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Rafael Moraes, que apresentou ferramentas para facilitar a pesquisa e a escrita acadêmica sem comprometer a autoria dos trabalhos.

Quando o ChatGPT surgiu, no final de 2022, levou apenas cinco dias para alcançar a marca de um milhão de usuários. Essa explosão inicial chamou a atenção do professor de Odontologia, que decidiu testar a nova ferramenta. Para isso, ele elaborou uma pergunta sobre um conteúdo específico que ele faria em sala de aula para um aluno. A qualidade da resposta deixou o professor surpreso e instigado.
“Percebi que os meus alunos iriam utilizar essa ferramenta, então eu precisava entender como ela funcionava, incorporá-la no meu dia a dia e adaptar a minha forma de ensinar. Era uma nova dinâmica no processo de educação”, lembra. Hoje, o autor de mais de 200 artigos internacionais utiliza ferramentas de inteligência artificial no planejamento de suas aulas, mas também em suas atividades de pesquisa para simplificar a escrita de seus textos e facilitar a tradução para outros idiomas.
Os próximos passos de uma revolução em andamento
Em um cenário com tantas possibilidades, Moraes alerta para a importância de incentivar o uso consciente das ferramentas, bem como para a necessidade de participação do meio acadêmico nas discussões sobre o seu futuro. “Sem atuar na promoção do uso ético desses recursos, são as pessoas que os utilizam sem responsabilidade que vão pautar o debate”, pontua.
Um ponto destacado pelo professor é a falta de transparência a respeito do funcionamento e treinamento dos mecanismos de inteligência artificial. Isso ocorre por conta do alto custo do desenvolvimento tecnológico, que restringe este setor a poucos atores, como Big Techs e países desenvolvidos que, por questões comerciais e estratégicas, não revelam os segredos de suas tecnologias.
O pesquisador defende que o senso crítico sobre a inteligência artificial e seus usos é um dos fatores essenciais para afastar o medo de que esta nova tecnologia acabe substituindo profissionais e pesquisadores. “As tecnologias evoluem e ficam mais complexas, mas ainda são ferramentas. Quem conseguir utilizar a inteligência artificial para melhorar o seu trabalho, ao invés de deixar tudo para ela fazer, vai continuar sendo relevante”, afirma.
A estudante Alícia Bassan, da Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, tem uma opinião parecida. Para ela, é preciso apostar na força da criatividade humana para que esses novos recursos gerem mais e não menos possibilidades. Por isso, ela – que já utiliza algumas ferramentas em seus trabalhos – pretende testar algumas das sugestões que ouviu na palestra.
Mesmo na sua primeira semana do mestrado, esta não é a primeira discussão que a estudante acompanha sobre o tema. “Ontem mesmo em sala de aula uma professora falou sobre o uso de inteligência artificial de forma mais contrária. Hoje o professor se posicionou a favor. Saio daqui com mais dúvidas do que quando cheguei, mas isso é bom porque aumenta minhas possibilidades de reflexão”, relata.
Para quem não pôde comparecer à aula inaugural da pós-graduação, é possível assistir à gravação dela no canal da UFSM no Youtube.

Ferramentas que podem facilitar a vida acadêmica
Veja aqui a lista de algumas ferramentas indicadas pelo professor Rafael Moraes durante a sua apresentação e a função de cada uma delas.
Fichamento e busca de artigos:
Elicit: Encontra, resume e utiliza artigos acadêmicos para responder perguntas (versão grátis e paga)
SciSpace: Ajuda a compreender trechos e conceitos de artigos acadêmicos (versão grátis e paga)
Scite: Analisa citações de artigos para indicar credibilidade e relevância (versão grátis e paga)
Consensus: Motor de busca baseado em IA que encontra respostas em artigos acadêmicos (versão grátis e paga)
Perplexity: Buscador de IA com respostas baseadas em fontes científicas (versão grátis e paga)
SciSummary: Resume os principais pontos de artigos científicos (teste grátis de sete dias e um mês gratuito para estudantes)

Ferramentas para tarefas acadêmicas e profissionais:
ChatGPT: Gera textos, responde perguntas, auxilia na escrita, programação e criação de ideias com inteligência artificial (plano gratuito com limitações e versão plus paga)
Leonardo.AI: Utiliza inteligência artificial para criar imagens (versão grátis e paga)
MindMeister: Mapeamento mental para organização de ideias, planejamento de projetos e colaboração com outras pessoas (plano gratuito com restrições e versão premium paga)
Graphy: Gera gráficos para visualização de dados (versão gratuita e planos pagos para gráficos avançados)
Flux AI: Criação de vídeos com uso de inteligência artificial (versão gratuita e paga)
ChatPDF: Gera resumos e respostas baseadas em documentos de PDF (gratuito)
ZeroGPT: Verifica a autenticidade de textos (gratuito)
Presentations: Criação de slides com IA (versão gratuita e paga)
Napkin: Transforma texto em apresentações visuais (gratuito)
Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali