Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula inaugural da pós-graduação discute o uso de inteligência artificial no meio acadêmico

Apesar das incertezas, a inteligência artificial pode facilitar o trabalho de pesquisa



A inteligência artificial (IA) é uma revolução na forma de lidar com o conhecimento, o que traz novas oportunidades e desafios para os pesquisadores. Este foi o tema da aula inaugural promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), no Auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia. O evento contou com a palestra do professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Rafael Moraes, que apresentou ferramentas para facilitar a pesquisa e a escrita acadêmica sem comprometer a autoria dos trabalhos.

Para o pesquisador da UFPel Rafael Moraes, a inteligência artificial pode aprimorar a produção acadêmica e os pesquisadores podem incentivar o uso consciente destas ferramentas (foto: Pedro Pereira)

Quando o ChatGPT surgiu, no final de 2022, levou apenas cinco dias para alcançar a marca de um milhão de usuários. Essa explosão inicial chamou a atenção do professor de Odontologia, que decidiu testar a nova ferramenta. Para isso, ele elaborou uma pergunta sobre um conteúdo específico que ele faria em sala de aula para um aluno. A qualidade da resposta deixou o professor surpreso e instigado.

“Percebi que os meus alunos iriam utilizar essa ferramenta, então eu precisava entender como ela funcionava, incorporá-la no meu dia a dia e adaptar a minha forma de ensinar. Era uma nova dinâmica no processo de educação”, lembra. Hoje, o autor de mais de 200 artigos internacionais utiliza ferramentas de inteligência artificial no planejamento de suas aulas, mas também em suas atividades de pesquisa para simplificar a escrita de seus textos e facilitar a tradução para outros idiomas.

Os próximos passos de uma revolução em andamento

Em um cenário com tantas possibilidades, Moraes alerta para a importância de incentivar o uso consciente das ferramentas, bem como para a necessidade de participação do meio acadêmico nas discussões sobre o seu futuro. “Sem atuar na promoção do uso ético desses recursos, são as pessoas que os utilizam sem responsabilidade que vão pautar o debate”, pontua.

Um ponto destacado pelo professor é a falta de transparência a respeito do funcionamento e treinamento dos mecanismos de inteligência artificial. Isso ocorre por conta do alto custo do desenvolvimento tecnológico, que restringe este setor a poucos atores, como Big Techs e países desenvolvidos que, por questões comerciais e estratégicas, não revelam os segredos de suas tecnologias.

O pesquisador defende que o senso crítico sobre a inteligência artificial e seus usos é um dos fatores essenciais para afastar o medo de que esta nova tecnologia acabe substituindo profissionais e pesquisadores. “As tecnologias evoluem e ficam mais complexas, mas ainda são ferramentas. Quem conseguir utilizar a inteligência artificial para melhorar o seu trabalho, ao invés de deixar tudo para ela fazer, vai continuar sendo relevante”, afirma.

A estudante Alícia Bassan, da Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, tem uma opinião parecida. Para ela, é preciso apostar na força da criatividade humana para que esses novos recursos gerem mais e não menos possibilidades. Por isso, ela – que já utiliza algumas ferramentas em seus trabalhos – pretende testar algumas das sugestões que ouviu na palestra.

Mesmo na sua primeira semana do mestrado, esta não é a primeira discussão que a estudante acompanha sobre o tema. “Ontem mesmo em sala de aula uma professora falou sobre o uso de inteligência artificial de forma mais contrária. Hoje o professor se posicionou a favor. Saio daqui com mais dúvidas do que quando cheguei, mas isso é bom porque aumenta minhas possibilidades de reflexão”, relata.

Para quem não pôde comparecer à aula inaugural da pós-graduação, é possível assistir à gravação dela no canal da UFSM no Youtube.

(Imagem: reprodução/Rafael Moraes)

Ferramentas que podem facilitar a vida acadêmica

Veja aqui a lista de algumas ferramentas indicadas pelo professor Rafael Moraes durante a sua apresentação e a função de cada uma delas.

Fichamento e busca de artigos:

Elicit: Encontra, resume e utiliza artigos acadêmicos para responder perguntas (versão grátis e paga)

SciSpace: Ajuda a compreender trechos e conceitos de artigos acadêmicos (versão grátis e paga)

Scite: Analisa citações de artigos para indicar credibilidade e relevância (versão grátis e paga)

Consensus: Motor de busca baseado em IA que encontra respostas em artigos acadêmicos (versão grátis e paga)

Perplexity: Buscador de IA com respostas baseadas em fontes científicas (versão grátis e paga)

SciSummary: Resume os principais pontos de artigos científicos (teste grátis de sete dias e um mês gratuito para estudantes)

(Imagem: reprodução/Rafael Moraes)

Ferramentas para tarefas acadêmicas e profissionais:

ChatGPT: Gera textos, responde perguntas, auxilia na escrita, programação e criação de ideias com inteligência artificial (plano gratuito com limitações e versão plus paga)

Leonardo.AI: Utiliza inteligência artificial para criar imagens (versão grátis e paga)

MindMeister: Mapeamento mental para organização de ideias, planejamento de projetos e colaboração com outras pessoas (plano gratuito com restrições e versão premium paga)

Graphy: Gera gráficos para visualização de dados (versão gratuita e planos pagos para gráficos avançados)

Flux AI: Criação de vídeos com uso de inteligência artificial (versão gratuita e paga)

ChatPDF: Gera resumos e respostas baseadas em documentos de PDF (gratuito)

ZeroGPT: Verifica a autenticidade de textos (gratuito)

Presentations: Criação de slides com IA (versão gratuita e paga)

Napkin: Transforma texto em apresentações visuais (gratuito)

Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-68530

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.