
De 10 a 14 de março, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) promove a semana (Des)cobrindo os Notórios Saberes: o encontro com a interculturalidade. O evento tem como objetivo principal o reconhecimento e a valorização dos saberes tradicionais e interculturais, como forma de motivar o diálogo entre a academia e as comunidades detentoras dos conhecimentos.
A programação da semana terá seminários, debates e oficinas sobre curricularização da extensão, a Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer) e a estruturação do Encontro de Saberes na universidade. O destaque será a participação do professor José Jorge de Carvalho, da Universidade de Brasília (UNB), que discutirá o Projeto de Lei sobre Notórios Saberes no dia 11 de março (terça), às 9h15, no Auditório C do Prédio 18 do campus sede.
O evento contará, ainda, com programação cultural, que contemplará exposições artísticas, apresentações musicais, feira de artesanato e luau no Planetário.
A semana terá dois momentos para públicos específicos. O seminário do dia 10 de março (segunda), às 14h, no Auditório Imembuí, no prédio da Reitoria, será voltado para servidores que exercem cargos de gestão. Já a oficina no dia 12 de março (quarta), às 8h, na Sala 117 da Biblioteca Central, será direcionada para professores e técnico-administrativos que se inscreverem online.
Conforme os organizadores da semana, a iniciativa reforça o compromisso da UFSM com a inclusão de forma ampla e a valorização das diferentes visões de mundo e saberes, ao fortalecer a construção de uma universidade mais plural e democrática.
Mais informações podem ser obtidas na página do evento.