
Na manhã e tarde desta quinta-feira (27), aconteceram as sessões da chamada oral da lista de espera do Vestibular 2025, em todos os quatro campi da UFSM. Segundo o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, cerca de 380 vagas foram disponibilizadas nessa chamada.
No campus sede, a leitura da lista ocorreu no Centro de Convenções, e contemplou 75 cursos de graduação. Já nos campi de Palmeiras das Missões e Cachoeira do Sul, foram sete e cinco cursos, respectivamente. Por fim, em Frederico Westphalen a lista abarcou seis cursos.
Calouros celebram aprovação na UFSM
Bruna Dottes Cardoso, 17 anos, é natural de Cachoeira do Sul e recém-aprovada no curso de Farmácia pela cota LI_EP, na qual se inserem candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. “Ano passado eu fui em uma ‘feira de cursos’ e acabei me apaixonando por Farmácia […], eu digo que não fui eu quem escolheu a Farmácia, foi a Farmácia que me escolheu”, afirma a estudante com alegria. Bruna não comemorou a aprovação sozinha. Sua mãe, Mireila Dottes, também celebrou a conquista da filha. “Eu desejo toda sorte do mundo para ela […], eu estou completamente realizada por ela […]. Essa aprovação é uma conquista inteiramente dela, e me enche de orgulho”, exalta Mireila.

Apaixonada por história desde a infância, Giovanna Vey Marconato, 18 anos, natural de São Pedro do Sul, celebrou a aprovação no curso de Bacharelado em História da UFSM, na modalidade de ampla concorrência. “Eu sempre gostei, percebi isso desde a escola […], amo coisas antigas, construções antigas […]; é uma paixão de longa data”, revela. Giovanna compartilhou a alegria com a mãe, Juliana Vey Marconato, e com o namorado, Anderson Luccas Leivas, que acompanharam a estudante na chamada oral na tarde desta quinta-feira. Giovanna ainda ressalta que o apoio constante de ambos facilitou a conquista da vaga no curso.
Iuri Gabriel Moraes Pereira, 20 anos, é natural de Santa Maria e contou estar aliviado. O seu nome foi o primeiro chamado para o curso de Fisioterapia pela cota LI_PPI, na qual se inserem candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, independentemente da renda. “Tirei um peso de mim […], eu sempre quis fazer ‘fisio’ e estou muito feliz com isso […], não tenho nem ideia de como expressar minha alegria […]. Eu fiz o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e o Vestibular da UFSM, e fico feliz de ter tido a oportunidade de ingressar na universidade pela lista”, finaliza o recém-aprovado.
Vagas complementares
Vale ressaltar que nas próximas semanas a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM vai lançar o edital de vagas complementares. Essas vagas representam o excedente não preenchido nas listas de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Vestibular 2025.
Tybusch ainda explicou como funcionará esse processo seletivo. “O candidato irá se inscrever neste edital e o nosso sistema irá buscar as últimas cinco notas do Enem deste candidato. Posteriormente, iremos considerar a nota com a qual o candidato teve o melhor desempenho, assim ele irá concorrer à vaga remanescente”, descreve o pró-reitor.
Texto e fotos: Pedro Moro, estudante de Jornalismo e bolsista na Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali