
O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), da Universidade Federal de Santa Maria, nota 7 e com reconhecimento internacional de excelência pela CAPES, realizou, pela primeira vez, uma defesa de dissertação de mestrado na UFSM totalmente conduzida em língua inglesa. A defesa aconteceu no formato híbrido, presencialmente, no auditório do prédio CEPETRO (67A) e via plataforma Google Meet, no dia 13 de fevereiro de 2025.
A dissertação, intitulada Mercury Determination in Fish Muscle by Plasma-mediated Vapor Generation for Atomic Absorption Spectrometry after Microwave-induced Combustion (em tradução: Determinação de Mercúrio em Tecido de Peixe por Espectrometria de Absorção Atômica com Geração de Vapor Mediada por Plasma após Combustão Iniciada por Micro-ondas), de autoria do aluno Vinícius Picoloto de Souza, foi orientada pelo professor Érico Marlon de Moraes Flores. O estudo foi desenvolvido em colaboração com pesquisadores da Czech Academy of Sciences (Academia Tcheca de Ciências, Praga, República Tcheca).
A banca examinadora foi composta pelos pesquisadores Jan Kratzer (Czech Academy of Sciences) e Fábio Andrei Duarte (Docente e Coordenador do PPGQ, UFSM). Jan Kratzer é um dos principais pesquisadores em nível mundial na área de geração de vapor químico e o emprego de dispositivos de plasma em química analítica. Para Vinícius “ser o primeiro aluno de mestrado a defender a dissertação em inglês e com uma banca examinadora de grande reputação é uma honra e está em consonância com as ações de internacionalização do PPGQ”.
O PPGQ é reconhecido como pioneiro na internacionalização de defesas de pós-graduação da UFSM. Em março de 2008, aconteceu a primeira defesa de doutorado da UFSM, em língua estrangeira, onde o estudante Júlio Cezar Paz de Mattos, também orientado pelo professor Érico Flores, defendeu a tese em inglês, com a participação presencial de Viliam Krivan (Universidade de Ulm, Alemanha), um dos maiores especialistas na área de análise direta de sólidos por espectrometria atômica. Já em setembro de 2021, a doutoranda Alessandra Schneider Henn, também orientada por Érico, defendeu a primeira tese de doutorado, com todo o processo conduzido, integralmente, em língua estrangeira da UFSM, com a presença de Zoltan Mester (National Research Institute, NRC) e Frank Vanhaecke (Ghent University) na banca examinadora, ambos especialistas na área de análise isotópica.
Foto: arquivo pessoal