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UFSM aprova Plano Diretor de Logística Sustentável com metas até 2028

Objetivo é implementar ações sustentáveis em todas as áreas da Universidade



Aprovado no final de 2024, o Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) da UFSM tem como objetivo implementar ações sustentáveis em todas as áreas da Universidade, integrando a sustentabilidade ao cotidiano dos campi. As ações estabelecidas no PLS abrangem aspectos como consumo de energia e água, gestão de resíduos, transportes, compras e contratações sustentáveis.

O plano tem vigência de quatro anos, iniciando em 2025 e se estendendo até 2028, reafirmando o compromisso da UFSM com a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais. O PLS está alinhado às políticas, estratégias e planejamento da Instituição, ampliando as iniciativas de sustentabilidade presentes nos pilares do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Histórico do PLS no Brasil

O Plano de Logística Sustentável foi instituído no Brasil pelo Decreto nº 7.746/2012, que regulamenta a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e incentiva as contratações públicas sustentáveis. Posteriormente, a Instrução Normativa nº 10/2012 do Ministério do Planejamento detalhou as diretrizes para a elaboração e implementação dos PLS nas instituições públicas federais.

O PLS visa integrar ações que promovam a sustentabilidade em todos os âmbitos da administração pública, abrangendo desde a gestão de recursos naturais e energéticos até o estímulo à economia circular e a adoção de práticas ambientalmente responsáveis. Como parte da estratégia nacional de sustentabilidade, o plano tem relevância significativa ao alinhar as instituições públicas às metas de desenvolvimento sustentável, contribuindo diretamente para o cumprimento dos compromissos climáticos assumidos pelo Brasil em fóruns internacionais.

Além de promover a eficiência e a redução de desperdícios, o PLS reforça a importância do setor público como indutor de boas práticas socioambientais e de inovação sustentável. Na UFSM, é possível acessar o plano atual e os anteriores no site da Proinfra.

Metodologia utilizada

Baseado no caderno do PLS do Governo Federal, que orienta as instituições a adotarem práticas sustentáveis, o PLS da UFSM foi elaborado para atender às necessidades específicas da Universidade. A metodologia adotada foi dividida em oito fases, com as cinco primeiras realizadas ainda em 2024:

  • Formação da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), composta por uma equipe multidisciplinar com servidores de diferentes pró-reitorias;
  • Reuniões para planejamento das ações, diagnósticos e elaboração do texto do PLS pela CGPLS;
  • Apreciação do texto do PLS pela alta gestão da UFSM;
  • Consulta aos gestores;
  • Aprovação do plano pelo Conselho Superior;
  • Execução do Plano de Ações e Metas no período de vigência (2025-2028);
  • Monitoramento, controle e avaliação para elaboração do relatório do PLS pela CGPLS;
  • Desenvolvimento do PLS para os anos seguintes.

Eixos temáticos

Para garantir maior efetividade, o PLS foi estruturado em 11 tópicos que tratam de temas específicos:

  • Promoção da racionalização e do consumo consciente de bens e serviços;
  • Racionalização da ocupação dos espaços físicos;
  • Identificação de objetivos de menor impacto ambiental;
  • Fomento à inovação no mercado;
  • Inclusão dos negócios de impacto nas contratações públicas;
  • Divulgação, conscientização e capacitação;
  • Gestão de água e saneamento ambiental;
  • Gestão de energia;
  • Gestão de resíduos (coleta seletiva);
  • Arborização e manutenção de áreas verdes;
  • Tecnologia da Informação Verde.

Cada eixo contém objetivos, metas, indicadores, informações sobre a implementação das ações, unidades responsáveis e prazos de execução.

Próximos passos

Após a aprovação, a Comissão Gestora do PLS será responsável pela elaboração, implementação e monitoramento das ações, contando com o suporte das coordenadorias da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

O monitoramento e a avaliação serão conduzidos em três etapas: monitoramento contínuo, avaliação periódica e elaboração de um relatório final. Este relatório será entregue à administração da Universidade e publicado para garantir transparência e engajamento da comunidade acadêmica.

Texto: Gabriel Escobar da Silva, jornalista, voluntário da Agência de Notícias
Foto de capa: Ana Alicia Flores/Arquivo
Edição: Ricardo Bonfanti

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