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UFSM firma parceria para desenvolver motores a etanol para transporte pesado

O objetivo é possibilitar que motores a diesel (como os de caminhões) sejam adaptados para o uso do etanol



A UFSM é uma das instituições parceiras no projeto “Utilização eficiente de etanol em motores médios e pesados: aplicação do método do ponto quente visando substituição completa de óleo diesel”. Coordenado pelo professor Mario Eduardo Santos Martins, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM, o projeto conta com apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e possui um investimento de mais de R$ 550 mil, através da parceria com as empresas Raízen, Bosch, MWM e Vale, além do Instituto Mauá de Tecnologia.

O principal objetivo do projeto é desenvolver motores para veículos pesados que atualmente utilizam diesel, adaptando-os para operar de maneira eficiente com etanol. “Estamos focados em criar uma solução que utilize o método do ponto quente, permitindo a ignição do etanol em motores originalmente projetados para diesel”, explicou o coordenador da pesquisa.

Segundo Martins, a iniciativa traz benefícios significativos, como a descarbonização do transporte pesado, a redução da dependência de importação de derivados de petróleo e a valorização do etanol, um biocombustível renovável amplamente disponível no Brasil. “O transporte pesado é um dos grandes emissores de carbono. Substituir o diesel pelo etanol é um passo importante para reduzir as emissões e melhorar a qualidade de vida”, destacou o professor.

A UFSM será responsável pelo desenvolvimento de componentes e testes no projeto, enquanto as empresas parceiras contribuirão de acordo com suas áreas de especialidade. Além disso, o projeto representa uma oportunidade para a universidade aprimorar sua infraestrutura e capacitar alunos em projetos de alta tecnologia.

O resultado esperado ao final da pesquisa, de acordo com o coordenador, é o desenvolvimento de um motor demonstrador, capaz de funcionar eficientemente com etanol, eliminando a necessidade do diesel. “Essa tecnologia tem o potencial de transformar o transporte pesado no Brasil, promovendo uma mudança ambiental e econômica significativa”, concluiu Martins.

Texto: Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo

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