Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora da UFSM é finalista do Prêmio Loba para mulheres escritoras

Livro “Brasil Interseccional: Passado, Presente e Futuro das nossas Lutas” é fruto da trajetória de pesquisa sociológica da autora



A professora do Departamento de Ciências Sociais da UFSM, Mariana Selister Gomes, estará, no próximo sábado dia 25 de janeiro, em São Paulo, para participar do LOBA Festival – primeiro Festival literário do Brasil voltado para mulheres escritoras. Seu livro “Brasil Interseccional: Passado, Presente e Futuro das nossas Lutas”, publicado pela Editora Zouk, é Finalista do Prêmio Loba, na categoria não-ficção. A cerimônia de premiação encerrará o Festival, que ocorre na Casa de Cultura do Parque e tem o apoio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo a Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura do Brasil.

O livro é fruto da longa trajetória de pesquisa sociológica da autora, nas áreas de Sociologia Brasileira, Estudos de Gênero e Estudos Étnico-raciais, e, propõe o conceito inédito de Luta Interseccional (luta de classe, raça e gênero) como chave explicativa para a sociedade brasileira, desde o ponto de vista histórico até os embates atuais entre esquerda e extrema direita.

O primeiro lançamento ocorreu em agosto de 2024, durante a 51ª Feira do Livro de Santa Maria, o qual seguiu-se de rodas de conversa ocorridas na UFSM, na UNIPAMPA e na UFPEL, além de lançamento na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Em 2025, o GIDH- Grupo de Pesquisa e Extensão em Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos (GIDH/UFSM/CNPq), coordenado por Mariana, promoverá mais espaços de diálogo sobre o livro, bem como, outros eventos relacionados a temática, todos gratuitos e com certificado. É possível acompanhar a programação através dos canaiss da UFSM e do Instagram do Grupo GIDH/UFSM/CNPq: @gidh.ufsm

Também, no primeiro semestre de 2025, a professora irá ministrar a disciplina Estudos de Gênero, para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, com abertura de vagas para estudantes de qualquer curso da universidade.

O livro “(Des)(Re)Construindo o Brasil: Ensaios de Sociologia Brasileira”, organizado pela professora, com capítulos de estudantes de Ciências Sociais, está disponível gratuitamente no Manancial da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-68153

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes