Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Vestibular/PSS 2025: campi da UFSM movimentados pelas provas de domingo

Todos os campi estão sincronizados para a aplicação dos processos seletivos



Neste domingo (12), o Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2 acontecem tanto no campus sede da UFSM, em Santa Maria, quanto nos campi de Frederico Westphalen, Palmeiras das Missões e Cachoeira do Sul.

Frederico Westphalen – Neste domingo, o tempo na cidade da região do Médio Alto Uruguai está ensolarado, por volta de 27ºC. Frederico Westphalen registrou um aumento no número geral de inscritos do Vestibular e do PSS. Em 2024, foram 725; já em 2025 são 1.100. Para chegar ao campus, que fica no interior do município, houve aumento significativo do trânsito. Mesmo com tráfego de carros e ônibus, os pais dos vestibulandos relatam que o percurso não foi demorado. Muitos desses ônibus são de cursinhos; um desses cursos, inclusive, veio com mais de cem alunos. O fluxo mais intenso de pessoas acontece cerca de 30 minutos antes dos portões fecharem, devido ao fato de muitos alunos chegarem em cima da hora. Contudo, não há tumultos.

Vestibulandos e acompanhantes encararam sol forte neste domingo em Cachoeira do Sul (foto: Giovani Zabot)

De manhã, com a prova 2 do Vestibular e PSS, registrou-se 84 presentes e uma ausência na modalidade PSS; e 617 presentes e 169 ausentes na modalidade Vestibular. Já no turno da tarde, com apenas a prova 3 do Vestibular, o número de ausentes é de 175 e o de presentes é de 611.

Cachoeira do Sul – A cidade do centro do Rio Grande do Sul apresentou um fluxo ordinário no trânsito e na aplicação das provas, que ocorreu em sete prédios. Não há nenhuma ocorrência médica ou policial, com os candidatos realizando as provas dentro da normalidade. Não houve nenhum candidato atrasado. Quanto ao tempo, esta tarde está mais quente do que ontem (11), com sol forte. Na manhã, a abstenção do vestibular foi de 24,61%. Já a abstenção do PSS 2 foi de 2,08% no mesmo turno.

Palmeiras das Missões – A cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul aplica o Vestibular e o PSS de maneira tranquila neste domingo, comparado ao sábado (11). O diretor do campus, Adriano Lago, relata que é característico do primeiro dia ser mais agitado, com a chegada das pessoas e a ansiedade dos candidatos em encontrar suas salas, bem como em chegar no horário. Entretanto, tanto o sábado quanto o domingo não registraram intercorrências, com nenhum estudante perdendo a prova por atraso. Adriano compartilha que, como segundo dia, os alunos já entendem a dinâmica. Enquanto eles resolvem as questões, os familiares e amigos podem ser vistos tomando chimarrão e circulando pelo ambiente da universidade, sem aglomeração em torno das portas de acesso aos prédios, testemunha o diretor. Com relação às abstenções, o PSS 2 registra 4%, e o Vestibular, 25%. “Nesse momento é clima de concentração total nas salas, o pessoal fazendo suas provas e os fiscais, assessores, todos, empenhados em melhor atender”, afirma Adriano.

Texto: Gabrielle Pillon, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias

Foto de Capa: Carolina Sônego, da Assessoria de Comunicação do Campus de Frederico Westphalen

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-68117

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes