Nos dias 14, 21 e 23 de dezembro de 2025, a Equipe FieldCrops da UFSM promoveu dias de campo nas principais regiões produtoras de soja do Paraguai. O evento contou com a participação de produtores e empresas locais, e teve como objetivo a transmissão das informações geradas pelo projeto Soybean Money Maker, da UFSM. Os alunos de mestrado Marcel Guevara e de doutorado Pedro Chaves, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da Universidade, foram os responsáveis por conduzir as atividades no Paraguai.
Inovação no manejo da soja
A intensificação sustentável dos sistemas agroalimentares é fundamental para erradicar a fome, combater a insegurança alimentar e reduzir a desnutrição em todas as suas formas. O projeto Soybean Money Maker busca enfrentar esse desafio por meio de uma colaboração entre produtores, universidades e empresas privadas. Seu objetivo é gerar informações baseadas em dados de forma transparente e imparcial, promovendo transformações no manejo das lavouras de soja, tanto no Brasil quanto no exterior.
Vivência prática e impacto acadêmico
Pedro e Marcel destacam que, para alunos de pós-graduação, essa vivência prática é fundamental para direcionar pesquisas de mestrado e doutorado mais aplicadas e resolver problemas reais enfrentados pelos produtores. Já o professor Alencar Zanon, coordenador da Equipe FieldCrops, enfatiza que esse é um exemplo de práticas comuns em universidades americanas e chinesas que estão começando a ser adotadas no Brasil: elas buscam integrar teoria e prática, conectando a universidade ao setor produtivo.