Uma iniciativa de extensão na área de planejamento reprodutivo do Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Policlínica Central e Secretaria de Saúde de Santa Maria, apresentou resultados positivos, visualizados através de pesquisa desenvolvida por Renato Holkem Bonafé, Médico de Família e Comunidade do Departamento de Saúde Coletiva e aluno do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
No início de dezembro, com a orientação de Liane Beatriz Righi, Renato defendeu a dissertação “Inserção e retirada de DIU com cobre na APS: experiência na cidade de Santa Maria, RS” e, entre os principais resultados, o médico destacou que, no período avaliado, o estudo evidenciou um aumento de 405% das unidades básicas de saúde (UBS) que passaram a realizar o procedimento pelos médicos das atenção primária municipal (APS), saindo de 2 (duas) para 11 (onze) unidades de saúde.
Além disso, o estudo mostrou uma aprovação geral de mais de 80% dos participantes do projeto de extensão universitário, denotando uma resposta positiva dos profissionais, da população e dos serviços de saúde à oferta ampliada desse método contraceptivo. Outro ponto que merece destaque foi a redução da fila de espera na atenção secundária para o uso do método, aumento da resolutividade da atenção primária municipal, fortalecimento da integração instituições de ensino superior e serviços de saúde através da Extensão, empoderamento das mulheres no planejamento reprodutivo, melhora na qualidade de vida e do cuidado à saúde das usuárias do sistema, entre outros.
Renato também explica que além da ampliação do acesso para a população, “o projeto também contribui para a qualificação da formação médica da universidade, uma vez que atua no aprimoramento de habilidades médicas da preceptoria de campo dos alunos da graduação e pós-graduação em medicina. A experiência trazida neste trabalho evidencia que projetos de extensão, quando bem planejados e executados, têm o potencial de transformar realidades locais, promovendo melhorias no cuidado à saúde e no processo de formação de novos profissionais”, afirma o médico
Acesso ao método
Mesmo após a defesa da dissertação, a iniciativa continua, com ainda mais unidades de saúde ofertando o método. Interessadas, podem acessar o serviço entrando em contato diretamente com as Unidades Básicas de Saúde abaixo ou então diretamente com a Policlínica Central pelo telefone (55) 31741594.
Unidades Básicas de Saúde que oferecem o método:
- UBS Centro Social Urbano
- ESF Nova Santa Marta
- ESF Estação dos Ventos
- ESF São Francisco
- ESF Bela União
- ESF São José
- ESF Vila Lídia
- ESF Passo das Tropas
- ESF Itararé
- ESF Alto da Boa Vista
- ESF Kennedy
- ESF Oneyde de Carvalho
- ESF Felício Bastos
- UBS Joy Betts
- ESF Victor Hoffmann