Na véspera do aniversário de 64 anos da universidade, ocorreu a inauguração do Hub de Inovação Social, gerido pela Incubadora Social da UFSM. O novo espaço está localizado no Complexo Multicultural Antiga Reitoria, onde também foi realizada a solenidade, na manhã desta sexta-feira (13).
Este é o primeiro Hub de Inovação Social em uma universidade federal do país, e tem como objetivo trazer inovação e integração com o ecossistema da cidade, tendo como pilares as ideias de “conectar, inovar, e compartilhar”. Com o espaço, pretende-se promover qualificações e cursos, compartilhar novos saberes e articular iniciativas, projetos, instituições, entidades e pessoas que trabalham com inovação social.
O hub foi criado no local onde ficava o curso de Odontologia, e possui vários espaços, incluindo auditório, sala de reuniões, salas inovadoras, laboratório de corte e costura, e um laboratório criativo. Os murais foram pintados pelos estudantes Lucas Brondani Zanella e Nicole Ruppenthal Siluk. Além disso, outra área do hub, o laboratório de arte e costura, também receberá murais pintados por artistas.
“Hoje percebemos que as universidades públicas tiveram um foco primeiro muito em pesquisa, depois muito em ensino. Agora começaram a olhar mais para a extensão e a inovação. Porém não podemos focar em apenas um desses pilares somente. A partir disso temos o Território Imembuy, e também esse espaço, que está aqui para a comunidade de Santa Maria e região”, comenta a vice-reitora Martha Adaime.
O chefe da Incubadora Social, Lucas Veiga Ávila, salientou o trabalho dos bolsistas da Incubadora Social como essencial para “entender a demanda da sociedade e a importância da hub para esse cenário de Santa Maria”. Lucas também destacou a infraestrutura que envolve o local, que se encontra no Distrito Criativo e faz parte do Território Imembuy, além de estar em um prédio histórico da cidade.
Importância da inovação social
“É uma inovação que contribui, que impacta na qualidade de vida das pessoas, para que se possa buscar resolver problemas sociais, ambientais, de uma forma inovadora”, afirma a administradora da Incubadora Social, Nathália Trindade.
Ela também explica que antes a sede da incubadora era na Reitoria, e com a possibilidade de ter um local próprio o objetivo era que ele tivesse vida e cores. “Queríamos que as pessoas que atendemos, principalmente grupos em situação de vulnerabilidade social, pessoas que trabalham com impacto social, com a transformação da sociedade, também tivessem um espaço que fosse cheio de vida, que fosse um espaço pensado para eles poderem trabalhar, compartilhar ideias, se conectar com pessoas”, comenta.
O local vai auxiliar a aproximação de projetos espalhados por outras cidades, o que inclui as do Território Imembuy. “É um espaço para conectar não só o físico, mas onde as pessoas conseguem se direcionar para fazer essas conexões, para buscar apoio, outros projetos que trabalhem dentro do mesmo contexto. Isso vai potencializar essa transformação que buscamos com a inovação social”, explica a administradora.
Representando a UFSM, também estiveram presentes o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, e a adjunta da pasta, Jacielle Carine Vidor Selldo, bem como o coordenador de Cidadania, Victor de Carli Lopes. Entre os presentes estavam ainda o deputado estadual o deputado estadual Valdeci Oliveira, a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Seerig, e o vice-presidente do Banco de Alimentos de Santa Maria, Eliseu Rodrigues de Lima, além de representantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), Agência de Desenvolvimento (Adesm), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas), Inova Centro RS e Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop).
Texto: Giulia Maffi, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Laurent Keller, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali