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UFSM assina acordo com a chinesa GAC Motors para desenvolver motores híbridos flex

Protocolo de intenções com três universidades públicas brasileiras foi assinado na semana passada



foto colorida horizontal de dois homens de terno escuro, um deles, oriental, entrega para outro um objeto predominantemente vermelho, ao fundo um grande telão com logos da GAC e da UFSM
Representante da GAC Motors e Eduardo Rizzatti, da UFSM

A fabricante chinesa GAC Motors anunciou na semana passada um contrato de cooperação técnica com três universidades públicas brasileiras, sendo uma delas a UFSM, para pesquisa e desenvolvimento dos motores flex e híbridos flex de seus carros. O contrato de colaboração foi assinado entre Wei Haigang, presidente da GAC Internacional, divisão da montadora para mercados fora da China, o representante do Gabinete do Reitor da UFSM, professor Eduardo Rizzatti, e representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A parceria envolve investimento de R$ 120 milhões para as universidades, com foco em engenharia elétrica e mecânica. Pesquisadores da UFSM, UFSC e Unicamp atuarão no desenvolvimento de veículos, motores, autopeças e componentes para a futura produção nacional de motores flex e híbridos flex pela chinesa no Brasil. 

As universidades também vão coordenar projetos de ensino, pesquisa e extensão com incentivos técnicos e financeiros da GAC Motors. As parcerias incluem a promoção de estágios para estudantes e profissionais entre China e Brasil, além de programas de capacitação conjunta. A cooperação entre GAC Motors e as universidades acontecerá ao longo de cinco anos, prazo que pode ser renovado. 

Participação do GPMOT/CT

A aproximação com a GAC Motors para a assinatura do acordo foi intermediada pelo professor Amir Oliveira Jr., da UFSC, que estendeu o convite à equipe do Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT), do Centro de Tecnologia (CT), devido à experiência e relevância do grupo no trabalho com motores.

Segundo o professor Mario Martins, do Departamento de Engenharia Mecânica, por enquanto, há apenas o protocolo de intenções assinado. Está em discussão outro contrato, pois há o interesse que a equipe do CT-UFSM atue nos ensaios laboratoriais dos motores a combustão da GAC, dando suporte no desenvolvimento e na calibração dos motores, além de fornecer treinamentos especializados. Juntamente com a UFSC, a UFSM prestaria apoio às ações de homologação e demais necessidades de conformidade para a entrada dos produtos da GAC no mercado brasileiro.

foto colorida horizontal de um grupo de homens e uma mulher, todos de terno escuro, lado a lado em um ambiente bem iluminado
Rizzatti e Mario (ao centro) representaram a UFSM na assinatura do protocolo de intenções

O cronograma de trabalho já está em discussão e deverá ser confirmado assim que for assinado o novo contrato, nas próximas semanas. Como as necessidades da empresa chinesa são urgentes, conforme Mario, o início deverá ser já nos primeiros meses de 2025.

“A parceria firmada com a GAC Motor é de grande relevância estratégica para a UFSM e para a cidade, tanto do ponto de vista acadêmico quanto industrial. Este acordo fortalece a posição da Universidade como centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento, especialmente em áreas como motores flex e híbridos. Além disso, representa uma oportunidade única para integrar o conhecimento técnico e científico brasileiro com o de uma das maiores montadoras chinesas, promovendo transferência de tecnologia, capacitação de profissionais e ampliação do impacto global da pesquisa nacional. A parceria é de suma importância e poderá vir a ser o início de um relacionamento de longo prazo”, destaca Mario.

GAC Motors no Brasil

A fabricação pela GAC Motors no Brasil deverá ter início em 2026, atendendo também o mercado de outros países latino-americanos. No total, a empresa anunciou um pacote de investimento de R$ 6 bilhões para o país, incluindo os valores a serem destinados para as três universidades.

Nova no mercado nacional, a GAC Motors (Guangzhou Automobile Group Motor) é a quinta maior fabricante de carros da China, onde a companhia atua desde 1955. Naquele país, o grupo comercializou 2,52 milhões de carros apenas em 2023, e conta com 110 mil funcionários. Os planos da montadora envolvem alcançar 4,75 milhões de veículos comercializados e somar lucro de cerca de US$ 137 bilhões até 2030.

Com informações do portal G1

Fotos: Arquivo pessoal

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