A ação, capitaneada pelo projeto Seja UFSM/FW em 2024, consistiu na realização de três atividades diversas em cada uma das 22 turmas de terceiro ano das escolas e fortaleceu ainda mais a relação entre o Campus da UFSM em Frederico Westphalen e as escolas públicas de ensino médio participantes das atividades. A equipe executora da ação contou com 18 professores, 10 técnico-administrativos e três bolsistas estudantes de graduação da UFSM. Estes participaram na linha de frente da organização e realização das oficinas, palestras e minicursos personalizados, abordando os itinerários formativos escolhidos pelas turmas.
A ação iniciada em maio na Escola 20 de Setembro, de Caiçara, foi encerrada na Escola 22 de Maio, em Palmitinho, com as seguintes oficinas: “Cultura empreendedora, o empreendedorismo como inserção social e geração de emprego e renda, empreendedorismo social” e “Matemática usando tecnologias”, ministradas pela professora Fabiana da Costa Pereira e pelas Patrícia Fortes e Mariza de Camargo, respectivamente. Durante a ação foram realizadas mais de três dezenas de atividades envolvendo temas variados, que aproximavam as pesquisas e as áreas do conhecimento presentes na universidade com as temáticas escolhidas pelos estudantes nos itinerários formativos do novo ensino médio gaúcho.
Foram incluídos temas como: educação midiática e meio ambiente; produtos das abelhas: apiterapia; nutrição, saúde e risco alimentar; nutrição, emergência climática e decênio decisivo; linguagens digitais: introdução à fotografia; atividades orientadas em tecnologia: produção de podcast; meu resíduo, minha responsabilidade; atitudes empreendedoras.
A ação foi celebrada pelas escolas e pelos servidores envolvidos como um marco na aproximação entre universidade e educação básica. Além disso, a iniciativa demonstrou a importância de conectar a teoria à prática, estimulando a curiosidade dos estudantes e despertando vocações.
Segundo o vice-coordenador do projeto Seja UFSM/FW, o técnico em assuntos educacionais Ricardo Cocco, a ação buscou promover, consolidar e ampliar práticas de integração, aproximação, compartilhamento de saberes e a presença efetiva da UFSM nas escolas de ensino médio dos municípios do entorno do campus. “A intenção norteadora dessas atividades foi de estabelecer um estreito diálogo das demandas e interesses dos estudantes com os saberes produzidos na universidade. Essa presença efetiva da universidade nas escolas não se resumiu na apresentação ou divulgação das oportunidades oferecidas de formação na instituição, mas estabeleceu um processo de compartilhamento de saberes e conhecimentos produzidos na universidade em consonância com os interesses dos estudantes de ensino médio da região refletidos nas escolhas dos itinerários formativos”.
Para a coordenadora do projeto, a assistente em administração Gracieli Fernandes, ações desta natureza “são fundamentais para estreitar e fortalecer laços com as escolas de ensino médio da região, na medida em que proporcionam oportunidades de aprendizado, de trocas de saberes e a possibilidade de os alunos visualizarem, na prática, as pesquisas e descobertas realizadas dentro do ambiente universitário. Nosso papel, enquanto disseminadores de conhecimento, é fazer com que esse conhecimento chegue até os alunos, impactando-os de forma positiva”.
O projeto Seja UFSM/FW planeja para o ano letivo seguinte fortalecer ainda mais a parceria com as escolas da região, buscando sempre oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os estudantes.
Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Frederico Westphalen