Professor e estudante do Programada de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFSM participaram, nos dias 5, 6 e 7 deste mês, de evento da voltado à produção de soja no interior do Maranhão. As atividades ocorreram no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Ciências de Chapadinha, com organização de ENESC-MA, Agrotec e Agriscience.
O evento foi direcionado a estudantes e recém-formados dos cursos de Engenharia Agrícola, Agronomia, Geociências e áreas afins, interessados em tecnologia, inovação e sustentabilidade no setor agrícola; profissionais do sistema CONFEA/CREA e da Mútua, em busca de atualização sobre práticas e tecnologias aplicadas ao Cerrado Maranhense; produtores rurais e gestores agrícolas, que buscavam soluções inovadoras e sustentáveis para otimizar suas atividades; além de instituições de ensino superior, órgãos governamentais e organizações não governamentais comprometidas com o desenvolvimento sustentável de soja no Brasil
A programação iniciou na manhã do dia 5, com o Seminário de Tecnologia e Inovações para Agricultura Sustentável no Cerrado Maranhense (Agrotec), um espaço estratégico para compartilhar conhecimentos, fomentar soluções e impulsionar a agricultura como motor de transformação no Maranhão. O seminário promoveu a integração entre ciência, tecnologia e práticas agrícolas, ao destacar o potencial do Cerrado para o desenvolvimento sustentável, e abordou inovações voltadas à eficiência produtiva, manejo sustentável, preservação ambiental e fortalecimento da economia regional. A palestra de abertura teve como tema “Caminhos para a Descarbonização da Agricultura”. Ao mesmo tempo, ocorreu dia de campo na Fazenda Barbosa, em Brejo-MA, com estações técnicas sobre boas práticas agrícolas, produtividade e sustentabilidade, manejo e impactos nos teores de proteína e óleo de grãos de soja, fatores genéticos, ambientais e de manejo que influenciam esses teores, resultados de análises em grãos de soja no Maranhão e a importância desses parâmetros na formulação de rações.
À tarde, o AgriScience Workshop: “Iniciativas para Promoção da Paisagem Sustentável” reuniu especialistas, pesquisadores e gestores comprometidos com a construção de paisagens resilientes e produtivas para discutir estratégias inovadoras de conservação ambiental, manejo integrado de recursos naturais e desenvolvimento socioeconômico sustentável. Com foco em práticas regenerativas, tecnologias verdes e políticas inclusivas, o workshop buscou fomentar soluções que equilibram a preservação dos ecossistemas com as necessidades humanas, fortalecendo a conexão entre ciência, comunidades e sustentabilidade global, as palestras abordaram o Programa Padrinho Rural; Comitê de Desenvolvimento Rural da Microrregião de Chapadinha; Projeto Safrinha Solidária; Sistema Antecipe; Resultados do Agro Plus no Maranhão e Piauí e o Soybean Money Maker, com uma análise das safras passadas e estratégias para reduzir o “Yield Gap” das lavouras de soja nas próximas safras.
Na última sexta, o Agrotec e o AgriScience Workshop discutiram abordagens focadas na sustentabilidade na produção agrícola a partir de palestras sobre nutrição mineral, produtividade e exportação em lavouras de soja e milho de médio e alto potencial; Interpretação de análise de solo e recomendação de adubação e uma mesa-redonda sobre Inovação e sustentabilidade no campo: Geoprocessamento e Nutrição Mineral para o avanço das culturas de soja e milho. Na tarde de sexta, o Encontro Estadual do Crea Júnior Maranhão (ENESC-MA) promoveu debates e iniciativas que integram tecnologia, inovação, sustentabilidade, desafios profissionais, ao fortalecer a formação de jovens lideranças e incentivando o protagonismo no sistema CONFEA/CREA e Mútua. As palestras abordaram os temas, Mútua: Benefícios e oportunidades para os profissionais do sistema CONFEA/CREA; O papel da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão – AEAMA Desafios e Perspectivas e Desafios e Perspectivas: O papel da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industrial – ABEMEC, encerrando com uma mesa redonda sobre Ética, Benefícios e Liderança: O papel do sistema CONFEA/CREA para a valorização profissional e a formação de jovens líderes.
O encerramento do evento aconteceu na manhã do dia 7, com palestras sobre Lacuna e Potencial de Produtividade: “Resultados de lavouras e uma apresentação especial sobre floricultura no Leste Maranhense e o Projeto Flores Para Todos, com destaque para o Ensaio Brasileiro de Floricultura Regenerativa, Girassol de corte. O evento foi um marco para a integração entre ciência, tecnologia e práticas sustentáveis, consolidando a conexão entre os diversos setores envolvidos no desenvolvimento do Cerrado Maranhense.
O professor Alencar Zanon destacou que o caminho para produzir soja com sustentabilidade é por meio do trabalho colaboratico entre instituições públicos e privadas no Brasil. Para a mestranda Maria Pires, do PPGEA, a oportunidade de participar de eventos dessa magnitudo reforça a força da pós-graduação do CCR no Brasil. Para mais informações sobre projetos de produção sustentável de soja acesse as redes sociais da Equipe FieldCros e o site www.equipefieldcrops.com