A Liga Gaúcha de Basquete Feminino é uma ação organizada entre equipes femininas do estado do RS, que visa fomentar a prática e o desenvolvimento do esporte. Assim, a Liga surge devido à ausência de competições oficiais de basquete na categoria adulto feminino no estado do RS. Portanto, a partir deste torneio inicial tem-se como expectativa ampliar e consolidar a prática do basquete em todas as regiões do estado, para o ano de 2025 temos equipes confirmadas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santana do Livramento, Novo Hamburgo, Osório, entre outras.
Esta competição reuniu 3 equipes: UFSM de Santa Maria, UFPEL de Pelotas e Flyboys de Candelária. A equipe da UFSM obteve duas vitórias, sendo a primeira 57 x 43 contra UFPEL e 62 x 35 contra a equipe da casa Fyboys, sagrando-se campeã da etapa. A equipe da UFSM esteve representada pelas atletas: Alissa De Conti Luconi; Andriele Paola Krummenauer; Bianca Revers; Evelyn Spengler; Jessica Wesner Lemos; Maria Eduarda Nyland; Mévilyn Simiélli Rodrigues Lisboa; Rafaela Pietraroia Pelisson; Viviane Nunes Rodrigues e Vitória Rodrigues, além da comissão técnica composta pelos estudantes Heitor Soares Maia, Vinicius Tomazetti Züge e Irven Roberto Gomes Ribeiro.
Esta competição encerra o ano de 2024 do projeto Basquete UFSM, no qual a equipe participou ainda dos Jogos Universitários Gaúchos de praia com as equipes de basquete 3×3 (feminino – campeã e masculino – segundo lugar), Jogos Universitários Gaúchos com o basquete de 5 (feminino – campeã e masculino – terceiro lugar), Jogos Universitários Brasileiros de Praia e Jogos Universitários Brasileiros (equipe feminina – quarto lugar).