A comunidade de Santa Maria poderá assistir nesta quinta-feira (12) a apresentações promovidas pelo projeto de extensão “Noite da Dança”. Em sua 8ª edição, o espetáculo ocorre no Teatro Caixa Preta (anexo ao prédio 40 do campus sede), a partir das 19h, com entrada franca. A mostra terá dois espetáculos e outras seis coreografias avulsas, oriundas de disciplinas e projetos do curso de Licenciatura em Dança da UFSM, além de trabalhos independentes de estudantes e uma obra oriunda do Bacharelado em Dança. Os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla.
A mostra começa com a obra “Intricado”, em que sistemas de produção como taylorismo, toyotismo e fordismo são relacionados a sistemas de produção de dança, questionando a formatação, circunscrição e condicionamento do corpo na arte e na vida. O espetáculo, com cerca de 20 minutos, é fruto da pesquisa desenvolvida na disciplina Processos Criativos II, sob coordenação do professor Odailso Berté.
Após esta obra, serão apresentadas seis coreografias avulsas: “Luz e Sombra”, da disciplina Fundamentos da Dança Moderna, sob coordenação da professora Márcia Feijó; “Fragmentos do Caos”, com coreografia de Letícia Ventura, e “O Livro Roxo – Fragmentos”, de Elisa Giacomelli, ambas com a orientação da professora Neila Baldi. A mostra segue com “PPUrban”, com coreografia de Lucas Lima para o projeto de extensão “PPUrban – Coletivo de Danças Urbanas”, do Bacharelado em Dança, coordenado pelo professor Daniel Aires; “Sem Você em Mim”, solo de Priscila Portz, com orientação da professora Marcia Feijó; e “Favela”, coreografia oriunda da disciplina Estudos das Matrizes Afro-Brasileiras, sob coordenação de Djenifer Nascimento e da professora Mônica Borba.
A noite encerra-se com o espetáculo “Danças Populares Brasileiras no Coração do Rio Grande”, do programa de extensão “Mojubá: Grupo de Danças Populares Brasileiras”, que exalta as ricas manifestações da cultura popular brasileira, inspiradas nas matrizes indígenas e afro-brasileiras. A programação artística inclui boi-bumbá, carimbó, lundu e afoxé, em uma perspectiva para-folclórica de projeção cultural, sob coordenação de Jessé Cruz.
O projeto de extensão “Noite da Dança” surgiu no segundo semestre de 2017 para incentivar a produção artística do curso de Licenciatura em Dança e mostrá-la para a comunidade de Santa Maria. Desde então, diversos professores já organizaram a mostra que, neste ano, está sob responsabilidade da docente Neila Baldi. Participam da comissão organizadora o professor Jessé Cruz e as acadêmicas Carla Almeida, Lauren Diel, Manoela Vitoria Lausch Cargneluti e Priscila Portz.