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UFSM firma parceria com a GAC Motors para pesquisa e desenvolvimento com motores híbridos flex

Cooperação técnica de R$ 120 milhões com montadora chinesa prevê a transferência de conhecimento técnico e científico e capacitação de profissionais brasileiros



A UFSM, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), firmou na quinta-feira (5) um protocolo de intenções para acordo de cooperação técnica com a fabricante chinesa GAC Motors, para realizar pesquisa e desenvolvimento dos motores flex e híbridos flex de seus carros. O acordo prevê a transferência de conhecimento técnico e científico e capacitação de profissionais brasileiros.

Fundada em 1955 e incorporada em 1997, a GAC Motors – sigla para Guangzhou Automobile Group – é a quinta maior fabricante de carros chinesa, atuando no mercado com veículos próprios e também como produtora para as japonesas Mitsubishi, Honda e Toyota. A GAC Motors já atua em 39 países e deve entrar no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2025 com quatro a seis modelos de veículos, dentre eles os modelos elétricos Aion. A empresa anunciou pacote de investimentos de R$ 6 bilhões para fabricar carros no Brasil e desenvolver pesquisas com biocombustíveis, combustíveis de baixa emissão de carbono e formas alternativas de propulsão.

Veículo elétrico GAC do modelo Aion Y (foto: divulgação)

A partir de 2026, a montadora chinesa deve contar com uma fábrica de motores funcionando no Brasil, para atender à demanda nacional e de outros países da região – a empresa busca por uma estrutura fabril já existente que possa ser adaptada. Com esse aporte e a unidade fabril em solo brasileiro, a montadora estará próxima da capacidade de desenvolvimento de motores e carros que tem na China. Seu objetivo, a longo prazo, é ser a primeira montadora chinesa com uma linha completa de carros elétricos, híbridos e à combustão no Brasil, além de um centro de pesquisa e desenvolvimento.

O acordo de cooperação técnica para pesquisa e desenvolvimento dos motores terá duração de cinco anos e envolve investimento total de R$ 120 milhões para as três universidades. O protocolo de intenções foi assinado nesta quinta-feira, em São Paulo, com a presença do professor Eduardo Rizzatti, representante da UFSM; Alex Zhou, CEO da GAC Brasil; e Wei Haigang, presidente da GAC Internacional, divisão da montadora para mercados fora da China.

Os pesquisadores do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM diretamente envolvidos no projeto são os docentes Mario Martins (coordenador) e Thompson Lanzanova, do Departamento de Engenharia Mecânica, e o professor Roberto Hausen, do Departamento de Expressão Gráfica. Eles trabalharão, em conjunto com os estudantes, no assessoramento e desenvolvimento de autopeças e componentes para a produção nacional de veículos com motores flex e híbridos flex. Além disso, os docentes vão coordenar projetos de ensino, pesquisa e extensão com incentivos técnicos e financeiros da GAC Motors. As parcerias incluem a promoção de estágios para estudantes e profissionais entre China e Brasil, além de programas de capacitação conjunta.

Na prática, a equipe do CT da UFSM vai atuar nos ensaios laboratoriais dos motores a combustão da GAC, dando suporte no desenvolvimento e na calibração dos motores, além de fornecer treinamentos especializados. Juntamente com a UFSC, a UFSM vai prestar apoio às ações de homologação e demais necessidades de conformidade para a entrada dos produtos da GAC no mercado brasileiro.

A aproximação com a empresa para a assinatura do acordo foi intermediada pelo professor Amir Oliveira Jr., do Laboratório de Combustão e Ciências Térmicas da UFSC. Ele estendeu o convite à equipe do Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMot) da UFSM, em função da experiência e relevância do grupo no trabalho com motores. Com mais essa parceria, o CT reforça sua posição de referência regional em assuntos de mobilidade elétrica.

Texto: Subdivisão de Comunicação do CT, com informações do G1 e Veja

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