Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM Érico Flores e Renato Zanella apresentaram palestras durante o 16º Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (LASEAC), em Bucaramanga, na Colômbia, de 13 a 15 de novembro. Nessa edição, o evento foi organizado em conjunto com o 19º Latin American Congress of Chromatography and Related Techniques e contou com mais de 300 participantes, com pesquisadores de diversos países.
Um dos eventos mais tradicionais nas áreas de Química Analítica e Química Ambiental na América Latina, o LASEAC tem sido organizado desde 1990 pela Red Latinoamericana para el Análisis de la Calidad Ambiental en América Latina (RACAL), que foi presidida por Renato nos últimos 10 anos e representa a International Association of Environmental Analytical Chemistry (IAEAC) na América Latina.
A palestra apresentada por Érico foi “How efficient can the decomposition of difficult samples using diluted solutions be?” (“Quão eficiente pode ser a decomposição de amostras difíceis usando soluções diluídas?”), na qual foram abordados os desafios e os avanços para a análise de amostras consideradas “difíceis” por técnicas de espectrometria atômica, uma das linhas de pesquisa do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA).
Renato ministrou a conferência plenária “Analytical strategies for the determination of pesticide residues in foods and biological samples” (“Estratégias analíticas para determinação de resíduos de pesticidas em alimentos e amostras biológicas”), na qual apresentou os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP).
Os professores Renato e Osmar Prestes, do LARP, coordenaram a organização do IX LASEAC, em Salvador-BA (2011), e do XV LASEAC, em Bento Gonçalves-RS (2019). A próxima edição do LASEAC será organizada na Costa Rica, em 2026.
Fotos: Divulgação