Na próxima segunda-feira (9), estudantes do curso de Dança-Licenciatura da UFSM apresentam quatro espetáculos de formatura, de graça, no Espaço Cultural Victorio Faccin (Rua Duque de Caxias, 380, bairro Rosário). Serão duas sessões, às 19h e às 20h30. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e devem ser retirados por sessão.
A primeira sessão, às 19h, conta com as obras “[Produto esgotado]”, de Esther Ávila, e “Espaço-entre Utópicos-muros”, de Siane Colpo. “[Produto Esgotado]” é um espetáculo multimídia de dança contemporânea que vai falar sobre os efeitos do sistema nos corpos de mulheres artistas. Punições menos diretamente físicas, uma certa discrição na arte de fazer sofrer, um arranjo de sofrimentos mais sutis, mais velados e despojados de ostentação. Para o produto, há urgência do tempo: é necessário extrair o máximo de lucro possível antes que o produto se torne obsoleto. Não são feitos para serem lembrados, mas consumidos.
“Espaço-entre Utópicos-muros” surge do processo criativo do trabalho de conclusão da Dança – Licenciatura. Tendo como contexto de origem a obra de dança contemporânea “Utópicos-Muros” (2023), configura-se, agora, como um conjunto cênico formado por solos da pesquisadora nos quais investiga, por meio de relações entre as imagens/murais e elementos da história de vida, o espaço-entre do Ma, conceito japonês de abertura de espaço para existências potenciais.
A segunda sessão de apresentações artísticas começa às 20h30 com duas obras de dança: “Toróide”, de Helena Falkowski, e “Pele”, de Carla Almeida. Visto como modelo universal de equilíbrio e fluxo infinito, o “Toróide” também representa a energia ou informação que flui de um ponto central, expande-se para as extremidades e retorna ao centro. Associado ao conceito de fluxo de energia vital em movimento contínuo (prana, chi), “Toróide” é um estudo solo de Helena Falkowski, resultado da investigação das possibilidades de movimentos que surgem do trabalho de tronco a partir dos fundamentos da dança moderna.
Por sua vez, o espetáculo “PELE” surge a partir da pesquisa de trabalho de conclusão de curso de Carla Almeida. Foi utilizado como processo criativo um experimento baseado no procedimento de perguntas e respostas de Pina Bausch, investigando a relação entre a dança-teatro e a autoficção biográfica.