Nesta semana, foi disponibilizada na internet parte da versão digital dos acervos museais da UFSM. O público poderá acessar de forma online os acervos do Museu Gama d’Eça, da Mostra de Ciências Morfológicas e do Acervo Artístico. O catálogo continuará a ser ampliado com os outros acervos da universidade, que ainda estão em processo de digitalização. Os sites poderão ser acessados nas páginas individuais já existentes de cada acervo, que se encontram no site da Divisão de Museus da UFSM, por meio dos links denominados “Acervo digital”.
O processo de digitalização foi realizado por meio do projeto Tainacan, uma plataforma voltada para a criação de repositórios digitais, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Lançada em 2018, a plataforma visa a disseminação de acervos culturais digitais no país.
A Coordenadoria de Cultura e Arte, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, tem incentivado a integração dos museus existentes da universidade, o que será fortalecido com o projeto de digitalização que está sendo realizado. A coordenadora Vera Vianna comenta a importância da catalogação destes acervos, que agora ganham um site não apenas informativo, mas que permitirá a visualização digital para diversas utilidades.
“Esse é um grande passo para a preservação e divulgação do patrimônio cultural. Museus de todo o mundo reconhecem a importância de tornar suas coleções acessíveis a todos. Seja para fins acadêmicos, pesquisa ou simples curiosidade, os acervos online permitem que você explore coleções inteiras ao seu próprio ritmo, retornando quantas vezes desejar.”
Os links diretos para os acervos já disponíveis podem ser conferidos abaixo:
Mostra de Ciências Morfológicas
Texto: Giulia Maffi, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali