A 39ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM foi realizada durante os dias 25 e 28 de novembro. Um dos diferenciais desta edição é que os campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões puderam realizar suas próprias programações e salas de apresentações de trabalhos em suas sedes.
Até o ano passado, a JAI era centralizada no Campus de Santa Maria. Segundo o organizador da JAI Cachoeira, o professor Nelson Knak Neto, a experiência da JAI no Campus Cachoeira foi importante para unir os estudantes e também para o aproveitamento total da programação, além de aproximar a pesquisa e a extensão dos alunos.
Programação
Durante os cinco dias de evento, diversas atividades foram organizadas na tentativa de atender às necessidades dos alunos do campi não só com atividades análogas a suas áreas de graduação, mas, também, atividades culturais. A programação foi de workshop sobre superfícies mutáveis e oficina de elaboração de luminárias em MDF, organizados pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, além de minicursos sobre planilhas eletrônicas, currículo Lattes, calculadora científica, pavimentos intertravados e o manuseio do pulverizador e palestras como o “Café com RH”, com foco em estratégias de recursos humanos para a organização de projetos, sob a responsabilidade dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Transporte e Logística.
Superfícies Mutáveis – a Arquitetura do Futuro
O workshop sobre superfícies mutáveis foi realizado durante a quarta, quinta e sexta-feira. O objetivo principal foi ensinar o uso das ferramentas Rhinoceros e Grasshopper para modelagem paramétrica, buscando capacitar os participantes a criar, modelar, experimentar e prototipar estruturas paramétricas em escala real.
A modelagem paramétrica é uma técnica de design que utiliza parâmetros e relações matemáticas para criar modelos 3D que podem ser modificados e adaptados facilmente. O workshop foi ministrado pela professora Paula Ignacia Ulloa, da Universidad del Bío-Bío (UBB), do Chile, em parceria com a professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo do Campus CS Laline Censi. A introdução dessa modalidade de modelagem já acontece desde o 1° semestre com os alunos, por meio de disciplinas complementares.
Primeiras oportunidades
Como uma das propostas principais do evento, a JAI é, em muitos casos, a primeira oportunidade dos alunos de graduação terem contato com a produção científica. O acadêmico de Engenharia Elétrica, Gabriel Bittencourt e mais dois colegas desenvolvem o projeto de extensão “A importância da Engenharia Elétrica no cotidiano”. A iniciativa consiste em levar conceitos práticos e teóricos da Engenharia Elétrica para alunos de ensino fundamental das escolas cachoeirenses.
O projeto visa ao aprendizado de conceitos básicos de sustentabilidade e energias renováveis de forma lúdica e prática, além de conscientizar os participantes sobre a importância de soluções para um futuro mais sustentável. Para Gabriel, participar da JAI pela primeira vez é relevante não só para seu crescimento acadêmico, como também para o desenvolvimento do projeto. O próximo passo é expandir a implantação das oficinas para um público mais amplo, formalizar parcerias com escolas e universidades, e desenvolver métricas de avaliação de impacto.
Já a acadêmica de Arquitetura Julia Burinol apresentou a proposta final do paisagismo e arborização do Campus de Cachoeira do Sul. O projeto foi desenvolvido por alunos voluntários da Tríade EMAU (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo) Gustavo Januário, Julia Buriol, Julia de Brito, Lauren Miranda, Luisa Tonet, Thais Schumacher, orientados pela professora Paula Olivo.
O projeto foi solicitado pela diretoria do campus. Entretanto, como não havia demanda específica solicitada, foram criados formulários para saber do que os estudantes e servidores sentiam falta. A partir disso, foram desenvolvidos espaços e lugares para tornar o campus mais atrativo para aqueles que passam o dia e também para aqueles que frequentam-no nos finais de semana.
Após uma semana de eventos e apresentações no Campus Cachoeira, a UFSM realizou o encerramento da 39ª JAI com a exibição gratuita do filme “Estrelas Além do Tempo”, no Cine Via Sete. A confraternização, bem como a escolha do filme, ressalta a importância da acessibilidade ao conhecimento que a Universidade proporciona e como a iniciativa de expandir a JAI para os campi democratiza o acesso à pesquisa e unifica a UFSM.
Texto e fotos: Clarisse Amaral, estagiária da Agência de Notícias e estudante de Jornalismo