Nesta quinta-feira (28), como parte da programação da Maratona de Inovação, durante a 39ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), aconteceu o evento MCTI e FORTEC – Instrumentos de Inovação e Oficinas de Formação de Projetos para a Região Sul, promovido pela UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA) e do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC). O Evento contou com apoio do Espaço Contábil – Região Centro, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Durante a programação, que se estendeu ao longo do dia, aconteceram palestras que abordaram políticas públicas para promoção da inovação, focando no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI) e a Lei do Bem, além da apresentação de case de uma empresa que usufrui desse incentivo e uma oficina sobre Acordo de Parceria para Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, para compartilhar informações sobre alguns desses incentivos a nível nacional para o fomento de tecnologia e inovação.
A abertura do encontro foi com Hideraldo Luiz de Almeida, Coordenador-Geral de Instrumentos de Apoio à Inovação do MCTI. Posteriormente, Denise de Almeida Pereira abordou o MLCTI com a palestra “Políticas públicas para promoção da inovação e programas e ações para apoio ao ecossistema de inovação”. Ainda na manhã de quarta-feira, Marconi Albuquerque palestrou sobre “Projetos da Lei do Bem: Como Transformar Inovação em Benefícios Fiscais, Formação e Avaliação de Projetos”. Para encerrar o primeiro turno de atividades, Mairon Marques apresentou o case da Empresa Powermig. Durante a tarde, Denise de Almeida Pereira e Gesil Amarante Segundo realizaram a oficina “Acordo de Parceria para Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”.
Interação Universidade e empresas
O pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Pinheiro Bernardon, explicou que os principais objetivos do evento são fomentar a inovação e apresentar possibilidades de incentivo e instrumentos para inovação para as empresas. “Neste encontro, apresentamos os tipos de incentivos que existem, depois focamos no incentivo da Lei do Bem e uma contextualização de tipos e áreas de empresas que participam. No final da manhã apresentamos o case de uma empresa que usufrui da Lei do Bem e, na oficina do FORTEC, como realizar a parte dos instrumentos que são utilizados para formalizar essas parcerias, muito com esse olhar da universidade e empresa. […] O grande objetivo é mostrar para a comunidade acadêmica e para as empresas a possibilidade de promover essa interação entre universidade e empresa, inclusive com incentivos técnicos e financeiros do próprio governo”, afirmou.
Esse foi o segundo evento do ano com o objetivo de compartilhar iniciativas nacionais e atraiu representantes de empresas e escritórios de contabilidade, de diversas regiões do estado, para debater sobre os incentivos existentes.
Texto: Milena Gubiani, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Fotos: Laurent Keller, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista