Com degustação de comidas típicas e mostra de elementos culturais, iniciou-se, nesta segunda-feira (25), a segunda edição da Semana da Cultura Árabe. O evento-satélite da 39ª Jornada Acadêmica Integrada segue até sexta-feira (29) com atividades na Sala Inovadora, do Complexo Multicultural da Antiga Reitoria da UFSM. A proposta busca valorizar a contribuição dos povos árabes para o desenvolvimento do Distrito Criativo de Santa Maria.
A programação compreende palestras, rodas de conversa e exibição de filmes relacionados com a temática. A iniciativa é do projeto de extensão “Diplomacia Universitária – Casa das Nações da UFSM”, vinculado ao Departamento de Direito, e pelo Comitê de Identidade e Recursos Naturais do Distrito Criativo Centro-Gare.
Em 2023, a Semana da Cultura Árabe foi contemplada por meio de um edital nascido da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e o Distrito Criativo. O coordenador do “Diplomacia Universitária” e professor vinculado ao Departamento de Direito da UFSM, José Luiz De Moura Filho, destaca que o evento procura valorizar a comunidade àrabe santa-mariense. “Muita gente desconhece que Santa Maria tem uma participação muito importante das comunidades árabes. Libaneses e palestinos são as principais nacionalidades árabes a contribuir com o comércio da cidade”, lembra.
Outro propósito da Semana Árabe é a quebra de paradigmas. “A ideia é trabalhar temas invisíveis, ou seja, aqueles de conhecimento popular raso. Ainda existe uma generalização muito grande sobre o povo árabe, então queremos atuar como desmistificadores”, acrescenta o coordenador.
Segunda edição da Semana Árabe
Nesta quarta-feira (27), o doutor em História pela UFSM, Neandro Vieira Thesing, palestrou sobre “Pode o gaúcho ser árabe?”. O tema da apresentação surgiu de pesquisas feitas na época do mestrado em História na UFSM. “Esse estudo busca explorar a influência dos povos árabes nos traços culturais, linguagem, vestimenta, música e costumes que teriam sido revividos aqui no Rio Grande do Sul”, detalha o historiador.
Neandro também foi um dos convidados na primeira edição da Semana da Cultura Àrabe. “A organização entrou em contato comigo novamente. Eu fiquei muito contente com o convite. Essa tese é muito interessante, porque permite que a gente pluralize a nossa percepção justamente para compreender outras influências culturais que fazem parte da história do Estado”, justifica.
Programação
Quinta-feira (28)
18h30 – Mesa “Religiões e identidades”, com a professora Neida Morales e Nassim Samara
Sexta-feira (29)
18h30 – Mostra de Cinema Árabe com o filme “Farha”
Local: Sala Inovadora do Complexo Multicultural Antiga Reitoria – Rua Floriano Peixoto, 1184
Texto: Pedro Moro, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Arquivo pessoal
Edição: Maurício Dias, jornalista