Na noite de terça-feira (26), o Salão de Atos da Universidade Franciscana (UFN) foi palco da entrega dos selos de qualidade higiênico-sanitária para estabelecimentos de serviços de alimentação de Santa Maria. O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito Jorge Pozzobon, a reitora da UFN, irmã Iraní Rupolo, a vice-reitora da UFSM, professora Martha Adaime, e o diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM, professor Alessandro Dal’Col Lúcio.
A solenidade foi promovida pelo projeto de categorização de serviços de alimentação da UFN, que tem como instituição parceira a UFSM, onde se origina o projeto de pesquisa. A solenidade também destacou a parceria da professora Neila Richards, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos da UFSM, com sua orientanda Patrícia Scheffer (estudante do Doutorado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos), que lidera o projeto junto com a sua coorientadora, a professora Ana Lúcia Saccol, da UFN.
A pesquisa de Patrícia resultou na criação do projeto Categoriza Brasil, de categorização dos serviços de alimentação da região central do Rio Grande do Sul, culminando na entrega de 46 selos de qualidade aos estabelecimentos da cidade de Santa Maria que atenderam aos rigorosos critérios avaliados durante as inspeções. Outros municípios já tiveram suas entregas de selos (totalizando 86 selos até o momento). Outras entregas podem ser conferidas na página do projeto no Instagram.
Esse projeto, que integra pesquisa acadêmica e impacto social, foi financiado pelo programa Inova RS, do governo estadual, e reflete o compromisso das instituições envolvidas com a segurança dos alimentos e a promoção de padrões de qualidade no setor de alimentação. Alguns bares e restaurantes do ramo alimentício que atuam dentro da UFSM receberam selos de qualidade. São eles:
Restaurante Universitário: recebeu o selo A
Restaurante Oliveira: recebeu o selo B
Cosmopolita: recebeu o selo A
Ponto 20: recebeu o selo B
Oba!: recebeu o selo C
Durante o evento, os estabelecimentos agraciados foram reconhecidos pelo esforço em atender às normas de higiene e boas práticas sanitárias, contribuindo para o fortalecimento da confiança dos consumidores e para a valorização da economia local.
Texto: Subdivisão de Comunicação do CCR