Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Segundo dia da 39ª JAI é marcado pelos trabalhos das Agrárias, Linguística, Letras e Artes

Apresentações de banners e comunicações orais ocorrem no Centro de Convenções e nos prédios 74 A, 74 C e 60 A



Apresentações de banners começaram neste terça (26) com trabalhos das Ciências Agrárias, Letras, Linguística e Artes

A segunda manhã da 39ª edição da Jornada Acadêmica Integrada teve como destaque as apresentações de banners das  Ciências Agrárias e da área de Linguística Artes e Letras, bem como das comunicações orais do Salão de Extensão. Neste dia, os pôsteres ocorreram no Centro de Convenções e as comunicações orais nos prédios 74 A, 74 C e 60 A. As apresentações de banners e as comunicações orais seguem até sexta (29).

Apresentações das Ciências Agrárias

Entre os trabalhos no bloco de Medicina Veterinária e Ciência dos Alimentos esteve o de Maria Eduarda Dias, do 6º semestre e que está pela segunda vez na JAI. Ela apresentou trabalho sobre um cão que atendeu no Hospital Veterinário. “Meu trabalho fala sobre a leucemia linfoide aguda em cães. É um relato de caso realizado no corpo clínico do Hospital Veterinário, em que atendemos esse canino, e como, sou da área de Patologia Clínica, realizamos exames hematológicos e mielograma”, conta.

A bolsista Laís Teixeira, do curso de Medicina Veterinária, esteve pela primeira vez na JAI e compartilhou um estudo sobre leishmaniose em Santa Maria. “Eu participo realizando amostras de fezes, sangue e soro de diversos animais”, conta. Sobre a experiência, ela comentou: “estava nervosa, mas foi melhor do que eu esperava”.

Ana Carolina, acadêmica do 2º semestre de Agronomia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), campus em Santiago, contou como foi apresentar em Santa Maria. “Estava nervosa, mas foi muito legal, uma grande oportunidade”, revelou. A estudante explicou que seu trabalho é um estudo sobre as ovelhas da raça Dorper, que, diferente das outras, acabam dando à luz a filhotes em vários meses durante o ano.

Apresentações de Linguística, Artes e Letras

Entre as apresentadoras da área de Linguística, Artes e Letras, esteve Milena Soares dos Santos, estudante do 2º semestre do curso de Dança Licenciatura. O trabalho da bolsista do UFSM Cia de Dança conta um dos projetos do Programa, que tem o objetivo de levar o protagonismo às pessoas pretas, ao facilitar o acesso dos dançarinos pretos que moram em periferias com um espaço mais acessível. Existe uma parceria com o Theatro Treze de Maio para a cedência do espaço.

 

Nycolas Tasca da Silva, aluno do 4º semestre de Letras, analisou o quanto as personagens femininas nos contos de João Simões Lopes Neto representam as mulheres gaúcha. Ele conta que estava nervoso por ser sua primeira vez na JAI, mas que sua avaliadora o acalmou. “Foi muito enriquecedor, porque ela trouxe muitas coisas boas para refletir sobre as temáticas do trabalho, senti que fiquei nervoso a toa”, comenta.

 

A discente do 8º semestre de Letras Licenciatura, Paloma Stein, elaborou banner sobre a “Jornada do Letramento Literário”, organizado por ela e outros colegas. A atividade, realizada online em setembro, discutiu práticas do letramento literário nas escolas. Participaram alunos de Letras da UFSM e também de outras instituições como da Universidade de Santa Cruz do Sul  (Unisc) e da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Maria Eduarda Dias apresentou banner sobre atendimento feito no Hospital Veterinário
Paloma Stein compartilhou experiência da Jornada de Letramento Literário
Descubra especial traz mostra de programas de pós-graduação na semana da JAI

Primeira edição do Descubra Pós-Graduação

 

Além da programação geral da JAI, neste ano outro evento acontece simultaneamente: a primeira edição do Descubra UFSM para a Pós-Graduação. Ao todo, 36 programas se apresentam na entrada do Centro de Convenções com o objetivo de aumentar a visibilidade da Pós-Graduação da Universidade. 

 

Conforme a pró-reitora substituta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Tatiana Emanuelli, a proposta é atrair estudantes e pesquisadores, e mostrar a qualidade da Pós-Graduação. “Esta edição especial do Descubra é feita justamente para o público da JAI, que são os estudantes de graduação e mestrado. Nos últimos anos, houve um crescimento do número de programas e a oferta é grande. Mostrar o que é feito aqui contribui não só para a formação dos estudantes em si, mas também para que tenhamos pesquisadores qualificados produzindo ciência de qualidade na UFSM”, explica.

 

Durante a manhã desta terça (26), os PPG’s de Agrobiologia, Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Medicina Veterinária estiveram com seus estandes. Pela tarde, das 13h30 às 15h30, estarão presentes os programas de Ciências Sociais, Educação Profissional Tecnológica e Tecnologias Educacionais em Rede. 

 

As mestrandas do PPG em Medicina Veterinária, Valentina Berté e Helena Wessely, comentam os materiais que expuseram no estande para chamar a atenção dos alunos: recipientes com cálculos renais, um feto de buio e parascaris, um verme que parasitam cavalos. Para os interessados, elas  explicam como é o ingresso no PPG, quais são as áreas e também suas experiências pessoais. 

 

Nesta manhã, também ocorreu a atividade “Ciência em Vídeo”, programação da Pró-Reitoria de Extensão voltada à popularização da ciência produzida na pós-graduação. A mostra de vídeos reuniu os meslhores feitos sobre teses e dissertações. Na quinta-feira (28), às 14h será realizada a mesa redonda “Popularização da Ciência”, e, por volta das 15h, mais vídeos do “Ciência em Vídeo” serão apresentados.

 

As atividades da JAI continuam até sexta-feira (29) nos campi Santa Maria e Cachoeira do Sul. Mais informações no site

 

Texto: Giulia Maffi, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Gustavo Damascena, estudante de produção editorial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-67750

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes