Desta segunda (25) até quarta-feira (27), a UFSM será sede do 7º Seminário Nacional e Internacional de Filosofia e Educação (Senafe) e do 3º Seminário Nacional e Internacional de Filosofia e Educação: Confluências (Seinfe). Integrando a programação da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), o evento ocorre na sala 314 do prédio 16B do campus sede.
Com o tema “Sustentabilidade, violência e educação”, o evento celebra seus 20 anos de existência. Desde 2004, o Senafe vem promovendo o diálogo entre universidade e escola, explorando estratégias de prevenção e enfrentamento da violência nas instituições de ensino. A programação inclui palestras, debates, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, abordando questões essenciais para a contemporaneidade.
Promovido pelos programas de pós-graduação em Educação e Filosofia da UFSM, o evento conta com o apoio de instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do Centro de Educação, Reitoria, Laboratório Ambicult e Museu do Conhecimento da UFSM. A organização também se beneficia de parcerias internacionais com a Universidade Autônoma de Madri e a Universidade Carlos III, da Espanha, e de redes de pesquisa como a Rede Internacional de Estudos sobre Violências (Riev) e Rede Internacional de Pesquisas e Estudos em Educação, Cultura, Espiritualidade e Religião (Redipe-Educere).
Um destaque especial será a exibição de um minidocumentário comemorativo aos 20 anos do Senafe, reforçando o histórico e a relevância do evento ao longo dessas duas décadas. Outro destaque é a homenagem póstuma ao professor Clóvis Guterrez, que acontece na tarde de hoje.
O evento terá formato híbrido e pode ser acompanhado em seu canal no Youtube. A programação completa está disponível na página www.senafesinfe2024.com.