O 1º Seminário de Desinformação e Saúde Mental, com o tema “O papel da comunicação na prevenção ao suicídio”, será realizado terça (26) quinta (28), na Universidade Federal de Santa Maria, como evento satélite da 39ª JAI. O seminário, promovido pelo Grupo de Pesquisa Desinfomídia, é voltado a estudantes de graduação e pós, pesquisadores, profissionais, professores e demais pessoas interessadas no tema.
Serão duas mesas temáticas, nas noites de amanhã (26) e quarta (27), que acontecerão no Auditório do CCSH, no prédio 74C do campus de Santa Maria; além de uma edição especial do Cine Mental, que será realizada na tarde de 28/11, no prédio da Antiga Reitoria, no centro da cidade. As duas mesas temáticas irão reunir especialistas para discutir o papel da comunicação na prevenção ao suicídio, integrando perspectivas transdisciplinares que visam fortalecer ações educativas e de apoio em saúde mental.
Na terça (26), a mesa terá como tema “Comunicação, Desinformação e Saúde Mental”, e contará com o jornalista e doutor em Comunicação Rômulo Tondo, autor de tese sobre campanhas de prevenção ao suicídio, defendida na UFRGS; com a professora Luciana Carvalho, líder do grupo Desinfomídia; e com a psiquiatra e professora da UFSM, Martha Noal. A mediação será da jornalista do HUSM Mariângela Recchia. A proposta da mesa é fazer um panorama sobre a relação entre comunicação e saúde mental no atual cenário de desinformação nas mídias digitais.
Na quarta (27), a mesa será sobre “Saúde Mental e Desinformação em Contexto de Tragédia”, com a participação do meteorologista e professor da UFSM Ernani Nascimento; do psiquiatra e professor da UFSM Vitor Calegaro; e da jornalista e doutora em Comunicação Juliana Motta. A mediação será da jornalista e pesquisadora Josemari de Quevedo. Essa mesa discutirá a importância do enfrentamento da desinformação em situações de tragédia, com alusão aos casos da Kiss e à questão climática.
Já a edição especial do Cine Mental, na tarde de quinta (28), é uma parceria do evento com ação integrante do Programa de Extensão Espaço Nise da Silveira & AFAB, que exibe filmes ligados à temática da saúde mental desde 2016, visando a reflexão e ampliação da visão de mundo dos participantes. A atividade tem exercido um papel de inclusão/reinserção social de pessoas em reabilitação. Após as exibições, um debate para o aprofundamento e troca de impressões sobre o filme será feito. A ação é coordenada pela médica psiquiatra e professora da UFSM Martha Noal. Nessa edição especial, o filme apresentado será ‘Alarme Silencioso’, dirigido por Ricardo Favilla. A obra conta a história de um grupo de jovens atores em seu processo de criação e pesquisa na realização de uma peça sobre o suicídio, entre os quais há quem sobreviveu à ideação.
As inscrições estão abertas gratuitamente no site. A presença dá direito a certificado com horas de Atividade Complementar de Graduação (ACG).