Na manhã desta segunda-feira (25), na abertura da 39ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), com o tema “Da Ciência à Resiliência”, realizada no Centro de Convenções do Campus Sede, a UFSM premiou os destaques institucionais nas categorias Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.
A categoria Destaques do Ensino é focada em distinguir anualmente os projetos de ensino desenvolvidos com o apoio do programa Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn) e dos Programas de Licenciaturas (Prolicen), vinculados à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Estes programas desenvolvem ações que impactam positiva e relevantemente os processos de ensino, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico nos cursos da UFSM, de maneira alinhada aos objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e favorecendo a melhoria nos cursos de licenciatura.
O prêmio Pesquisador Destaque homenageia professores pela relevância de sua produção científica e pela contribuição significativa à pós-graduação e à pesquisa ao longo de sua carreira, com impacto no desenvolvimento institucional e da sociedade.
Nos Destaques da Extensão, são condecorados um docente, um técnico-administrativo em educação (TAE) e um representante da comunidade externa que tenham reconhecida trajetória de trabalho extensionista em prol da parceria entre a UFSM e a sociedade.
Já na categoria Destaques da Inovação há as subdivisões “Inovação no mercado”, para docente da UFSM que possua proteção de tecnologia licenciada; “Pesquisador na empresa”, para docente que coordene projetos de PD&I com empresas por meio de fundações de apoio; e “Startup Inovadora”, para empresa incubada na Pulsar da UFSM.
Neste ano, pela primeira vez, também foi concedida a premiação de
Destaque na Imprensa, para condecorar o estudante ou servidor da UFSM que mais atendeu aos veículos de comunicação no último ano.
Rodrigo Temp Müller, paleontólogo e técnico de laboratório do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA), recebeu o Destaque Imprensa. “Eu fico muito feliz. Não é algo que a gente espera. Fazer paleontologia é algo que eu quero desde criança e receber um reconhecimento por isso, nos estimula a tentar fazer mais”, comentou. Müller atendeu meios de comunicação nacionais e internacionais, que vão da TV Globo ao The New York Times. O paleontólogo comentou sobre a importância do contato entre a comunicação e a ciência, “É a ponte que temos entre a nossa pesquisa e a população. Não adianta fazer uma pesquisa, encontrar um dinossauro e não transmitir isso para o público. E eu sozinho não iria conseguir, eu preciso da Comunicação da UFSM, trabalhamos juntos. É a tradução do nosso conhecimento científico para um público mais amplo”.
Confira os destaques institucionais:
Ensino
Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn): Fernanda Reis Favarin, docente do Departamento de Alimentos e Nutrição do Campus Palmeira das Missões, coordenadora do projeto Liga Acadêmica de Nutrição Clínica e Funcional, por sua contribuição significativa para o desenvolvimento e/ou adoção de novas práticas de ensino na UFSM. Doutora em Nanociências pela Universidade Franciscana (UFN), com período sanduíche na University College Cork (Irlanda), Fernanda coordena projetos de ensino, extensão, pesquisa e inovação nas áreas de nutrição clínica e funcional, nutrição hospitalar e nanotecnologia aplicada à área de alimentos.
Programa de Licenciaturas (Prolicen): Mitieli Seixas Da Silva, docente do Departamento de filosofia, coordenadora do projeto Grupo de Mulheres e Pessoas Trans: Explorando a Filosofia através da escrita, por sua contribuição significativa para o desenvolvimento e/ou adoção de novas práticas de ensino na UFSM. Doutora pela UFRGS, dedica-se à obra de Émilie du Châtelet, coordenando o Émilie: Grupo de Pesquisa e Tradução, e ao estudo da maternidade sob uma perspectiva filosófica. No ano de 2021 recebeu o Prêmio Elisabeth da Bohemia, concedido pelo Center for the History of Women Philosophers and Scientists (Paderbron University, Alemanha) por sua atuação para a inserção de mulheres filósofas no cânone.
Pesquisa
Pesquisador destaque: Marcio Antonio Mazutti, do Departamento de Engenharia Química. Doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Mazutti atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, focando no desenvolvimento de processos e produtos biotecnológicos com aplicação na agricultura. Já publicou cerca de 300 artigos em revistas científicas. Atuou como coordenador de Projetos Institucionais vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (2014-2017) e como coordenador de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia, vinculado à Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (2017-2018). Tem experiência docente em Engenharia de Bioprocessos, Fenômenos de Transporte, Processos Fermentativos Industriais e Processos Enzimáticos Industriais. Coordena a Rede Gaúcha para o Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia em Bionsumos (Redeitec Bioinsumos RS).
Extensão
Docente: Luciano Zucuni Pes, do Departamento de Ensino do Colégio Politécnico desde 2009, atuou em mais de dez projetos de extensão como coordenador somente nos últimos dez anos. Durante a graduação, foi um dos idealizadores do DTG Noel Guarany, que segue em atividades até hoje, focado na valorização das tradições gaúchas dentro do ambiente universitário. Como docente, guia a pesquisa Advanced Farm 360, que trabalha com o objetivo de potencializar a inovação na área de agricultura 4.0. Este trabalho tem três linhas de pesquisa específicas: agricultura de precisão, zootecnia de precisão e produção agropecuária sustentável.
TAE: Fernanda Mirasso Lemes atua como terapeuta ocupacional no Centro de Ciências da Saúde (CCS) desde 2015, com foco em ações extensionistas que atuam em demandas assistenciais, principalmente na área de saúde mental. Sua atuação está dirigida a públicos de regiões da cidade de Santa Maria em vulnerabilidade social, adaptando o tema à realidade, permitindo autonomia e protagonismo do público em seus próprios processos. No seu período de atuação, já mobilizou quase 50 estudantes de graduação e pós-graduação, oriundos de diversas formações da área da saúde.
Externo: Comunidade de Vale Vêneto, por sua significativa atuação e parceria com a UFSM em ações extensionistas, contribuindo para a transformação da realidade social.
Inovação
Invenção no mercado: Maurício Veloso Brun, docente do Departamento da Clínica de Pequenos Animais. Doutor em Medicina Veterinária pela UFSM, tem pós-doutorado no Centro de Cirugía de Mínima Invasión Jessús Usón (CCMIJU), na Espanha. Atua no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV), é colaborador do CCMIJU/Espanha, bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e vice-presidente do Colégio Brasileiro de Endoscopia e Videocirurgia Veterinária (CBEVV). Contemplado devido principalmente ao desenvolvimento de plataforma de tração multidirecional para a realização de cirurgias gasless, método que possibilita a realização de cirurgias minimamente invasivas sem a necessidade de insuflar o abdome do paciente com gás carbônico. A tecnologia foi licenciada pela empresa Bhio Supply e está em produção para comercialização. O professor possui ainda três pedidos de patentes nacionais e um pedido de registro de desenho industrial, todos vinculados à UFSM.
Pesquisador na empresa: Gustavo Brunetto, docente do Departamento de Solos. Com pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da UFSM, atua neste mesmo programa. Atualmente é coordenador substituto do PPG em Ciência do Solos e coordena o Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos (Gepaces). Contemplado com a premiação devido à atuação promovendo avanços científicos que melhoram a qualidade e a produtividade da produção de uvas e vinhos no RS. Por meio de parcerias com a Vinícola Salton e a Cooperativa Vinícola Aurora, ele desenvolveu recomendações de adubação e calagem que reduziram o uso de fertilizantes, geraram economia para os produtores e melhoraram a qualidade do vinho. Além disso, seus projetos contribuíram para a formação de mestres, doutores e pesquisadores, além de captar expressivos recursos para a UFSM e fortalecer a relação com o setor produtivo.
Startup inovadora: Farm 360, empresa incubada da UFSM que trabalha com prestação de serviços de assessoria em agricultura de precisão, oferecendo soluções inovadoras como taxa variável de insumos, mapeamento de compactação do solo e irrigação em várzeas. Sua contemplação na categoria se deve ao trabalho em aliar tecnologia geoespacial para criar mapas de colheita e práticas sustentáveis como mulching, fazendo com que a empresa contribua tanto para a eficiência produtiva quanto para a preservação ambiental. Sua colaboração com a UFSM em projetos de pesquisa fortalece o ecossistema de inovação local, gera empregos qualificados e apoia a formação acadêmica.
Imprensa
Rodrigo Temp Müller, servidor técnico-administrativo, técnico do Laboratório de Paleontologia no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM). Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pampa, Rodrigo é mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal pela UFSM, no qual hoje atua como orientador de mestrado e doutorado. Desde 2016, é técnico do CAPPA. Tem se dedicado ao estudo da biota Triássica, com ênfase na origem e diversificação dos dinossauros e grupos relacionados. Já descobriu e escavou diversos fósseis no Rio grande do Sul, incluindo os mais completos dinossauros do Brasil, e participou de expedições de prospecção na Argentina, onde coletou espécimes que hoje estão depositados em museus de Buenos Aires e Anillaco. Foi fonte em veículos de imprensa nacionais e internacionais, como TV Globo, Folha de S. Paulo, New York Times e National Geographic.