Na noite desta quinta-feira (21), a Associação Orquestrando Arte realizou a apresentação “Fazendo Arte, Orquestrando a Festa” no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para comemorar os 10 anos da entidade.
O espetáculo integrou teatro, música, canto coral e dança para representar a elaboração de uma festa surpresa de aniversário para a Orquestrando Arte. A apresentação mostrou ao público o que é desenvolvido pela associação, como a oferta das oficinas. Ao final, a orquestra tocou o tradicional parabéns de aniversário e foi lançada a campanha para criação da sede própria da entidade.
Para “Fazendo Arte, Orquestrando a Festa”, o teatro destacou os preparativos de uma festa. As demais artes, participaram das comemorações. Assim, os integrantes das oficinas prepararam temáticas semelhantes, que pudessem ajudar a composição do espetáculo com 110 pessoas no palco.
Mírian de Agostini Machado, assistente social e gestora da Orquestrando Arte explica que a escolha do tema é uma forma de celebrar a primeira década de atividades da associação. “É o momento de agradecer a comunidade que nos apoia, de comemorar que estamos juntos aqui e das pessoas que passaram pela associação, e, também, de vermos os frutos plantados durante esse tempo”.
Percepções dos artistas
Os irmãos Manuela, 16 anos, e Marcos, 12 anos, estão Orquestrando Arte desde 2022 e participaram do espetáculo como percussionistas. Manuela, que tocou na apresentação do ano passado, compara as duas: “foi uma experiência muito legal por conseguir perceber os dois universos de cada espetáculo e o quanto consegui evoluir”. Eles revelam que a preparação para o espetáculo começa no início do ano, com aulas nas quintas e sextas, além de ensino com a orquestra nos sábados. Ainda destacam a escolha das músicas para decidir o que passar ao público que assiste a apresentação.
Savine, 16 anos, está na associação há um ano e dançou no espetáculo deste ano e ajudou na organização. “Foi uma experiência ótima. As pessoas são acolhedoras. É uma grande família”.
Quem participa do programa, mas não se apresentou também gostou muito de acompanhar o espetáculo, como a Elisa, 8 anos, que toca piano e considerou o espetáculo muito legal.
Conheça o programa Orquestrando Arte
A Associação Orquestrando Arte é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, com o objetivo de promover a assistência social, educacional e cultural a crianças, adolescentes e jovens de Santa Maria. A entidade desenvolve o Programa Orquestrando Arte – Incubadora Sociocultural, que tem cunho socioeducativo com atividades no contraturno escolar. O programa oferece um espaço de prevenção, proteção e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de ser um espaço de promoção da arte e da cultura.
O Orquestrando Arte desenvolve, desde 2014, oficinas de música, dança, teatro e apoio pedagógico para crianças e adolescentes, além de oficinas de costura criativa, crochê e canto coral para adultos a partir dos 15 anos.
Mírian explica como é a atuação: “O programa sociocultural visa, através da música, da arte, da dança e do teatro, fortalecer o vínculo com as crianças, adolescentes e jovens. É uma ferramenta de trabalho que utilizamos para inclusão social e acesso à cultura e à arte, com viés social de garantir direitos”. A assistente social complementa que proposta promove “um espaço de conhecimento e gera novas descobertas e oportunidades para as pessoas”.
O programa também conta com apoio pedagógico para reforço do desempenho escolar, visto que para participar é necessário frequentar a escola.
Parceria com a UFSM
A sede da associação está localizada no Complexo Multicultural Antiga Reitoria, no centro de Santa Maria. O Orquestrando Arte é um campo da extensão, a partir de estágios curriculares e extracurriculares, e da pesquisa, por meio de estudos acadêmicos. Essa troca solidifica o trabalho das instituições e auxilia na visibilidade de ambas, sendo que elas têm o viés de trabalhar para e em prol da comunidade, como argumenta a gestora da entidade.
Voluntariado no programa
Para a realização das atividades, o Orquestrando Arte conta com professores voluntários, que são estudantes ou egressos nas áreas das oficinas oferecidas e voluntários que contribuem com o brechó ou com a doação de alimentos para a preparação do lanche aos participantes do programa.
Quem deseja participar das oficinas ou auxiliar nas atividades pode conferir a disponibilidade na sede da entidade, no quarto andar da Antiga Reitoria da UFSM, e conferir mais no perfil no Instagram @orquestrandoarte.
Quem deseja auxiliar na construção da sede própria da instituição pode fazer doações pela chave pix orquestrandoarte@gmail.com.
Texto: Milena Gubiani, estudante de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, estudante de produção editorial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Maurício Dias