A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM Gibsy Lisie Soares Caporal realizou palestra no 5º Congresso Internacional Nodos del Conocimiento, da Universidade de Sevilla, na Espanha. O evento ocorre de forma online tem como tema “Paradigmas emergentes, polarização social e revisionismo educativo: abordando novos desafios do conhecimento”. O convite para a palestra surgiu da coordenadora do Grupo de Pesquisa do qual a doutoranda faz parte na Universidade de Sevilla, Rosalba Mancinas Chávez.
“A palestra tratou da minha pesquisa no doutorado e traz a análise da comunicação e trabalho nas plataformas de mídias sociais, focando o trabalho dos jornalistas brasileiros. Estamos passando por um momento em que as plataformas estão acessando os ambientes de trabalho e trazendo novos desafios aos profissionais da comunicação, especialmente aos jornalistas. Debater a informação e as plataformas é um tema emergente de interesse dos pesquisadores, e na Universidade de Sevilla não é diferente. Analisar o acesso à informação, a liberdade de imprensa, as fakenews e a violência contra os jornalistas brasileiros são elementos importantes quando queremos compreender os novos paradigmas do conhecimento e da tecnologia constituindo o ambiente social, político e econômico em que vivemos”, relata Gibsy. A doutoranda é integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional, coordenado pela Professora Dra. Maria Ivete Trevisan Fossá.
O Congresso Internacional de Formação ao Longo da Vida “Nodes of Knowledge” é um evento anual, multidisciplinar, aberto à comunidade universitária, docente, científica e de investigação. Este congresso constitui um espaço ideal para dar visibilidade e incentivar a troca de resultados de novas investigações, trabalhos de doutorandos, projetos em desenvolvimento, entre outros, que contribuirão para a atualização, reciclagem e formação permanente necessária no mundo académico e de investigação.
Mais informações no site do evento.