Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prêmio Destaque na Imprensa será entregue pela primeira vez na 39ª JAI

Honraria promete valorizar estudantes ou servidores da UFSM que mais atenderam aos jornalistas da mídia externa



A 39ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) terá uma novidade: a partir deste ano será entregue o prêmio Destaque na Imprensa ao estudante ou servidor da UFSM que mais atendeu aos veículos de comunicação no último ano. A ideia da honraria é valorizar a atuação de personagens da comunidade acadêmica na divulgação científica e institucional por meio da imprensa. O vencedor será agraciado na abertura do evento, marcada para a manhã da próxima segunda-feira (25).

A coordenadora de Comunicação Social da Universidade, Solange Prediger, explica que a motivação para promover o Prêmio Destaque na Imprensa se deu com a existência dos outros prêmios da JAI. “Sentimos a necessidade de também valorizar o servidor ou o aluno que contribuiu com o trabalho desenvolvido pelas equipes de comunicação da UFSM. Fazendo isso, consequentemente, ele contribuiu com a visibilidade da nossa instituição no momento em que divulga seu trabalho, sua pesquisa, na imprensa regional, nacional e internacional”, declarou.

A premiação foi incluída na seção de Destaques Institucionais da JAI através da Resolução UFSM N.178/2024 e caracterizada oficialmente por meio da Instrução Normativa PROPLAN/UFSM 005/2024. O ganhador é definido com base no maior número de atendimentos registrados pela Agência de Notícias da UFSM, núcleo que integra a Coordenadoria de Comunicação Social e é responsável pela assessoria de imprensa da instituição.

Para Solange, é importante os servidores públicos darem transparência sobre os trabalhos realizados. “Entendo que todos nós temos o dever de defender, divulgar e legitimar o papel das universidades públicas enquanto espaços de produção da ciência e do conhecimento. Para isso, contamos com o apoio da imprensa, que ajuda na construção da imagem das nossas instituições”, explica.

Destaque na Imprensa

Nesta primeira edição, o agraciado é o técnico de Laboratório de Paleontologia do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia, Rodrigo Temp Müller.

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pampa, Rodrigo é mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal pela UFSM, no qual hoje atua como orientador de mestrado e doutorado. Desde 2016, é Técnico de Laboratório de Paleontologia no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia da Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM). Tem se dedicado ao estudo da biota Triássica, com ênfase na origem e diversificação dos dinossauros e grupos relacionados. Já descobriu e escavou diversos fósseis no Rio grande do Sul, incluindo os mais completos dinossauros do Brasil, e participou de expedições de prospecção na Argentina, onde coletou espécimes que hoje estão depositados em museus de Buenos Aires e Anillaco. É Editor Associado do periódico Historical Biology, revisor de diversos outros periódicos e também já atuou como consultor de agências de fomento internacionais. Já publicou em diversos periódicos científicos de grande destaque, como a Revista Nature, e foi fonte em veículos de imprensa nacionais e internacionais, como TV Globo, Folha de S. Paulo, New York Times e National Geographic.

 

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-67657

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes