Quem já passou pela UFSM certamente já notou a variedade de animais selvagens que habitam o campus sede. Agora, tanto a comunidade acadêmica quanto os visitantes do campus poderão registrar os animais avistados e contribuir com as pesquisas sobre a biodiversidade na UFSM. A partir desta quarta-feira (20), estará no ar o aplicativo “eFauna UFSM“, cujo lançamento oficial ocorre nesta quinta-feira (21), às 16h, no Jardim Botânico da universidade.
O aplicativo permite que o usuário registre os animais avistados e seu local de avistamento, por meio da geolocalização, e ilustre o registro com fotos e vídeos. Mesmo que o usuário não saiba reconhecer a espécie do animal, o registro pode ser feito; posteriormente, será avaliado pelos moderadores e devidamente identificado. Os registros ficarão catalogados e podem ser vistos no mapa do campus disponível no aplicativo. Como se trata de um aplicativo de âmbito local, somente poderá ser utilizado dentro dos limites do campus sede da UFSM. Qualquer pessoa – com ou sem vínculo com a UFSM – pode usar, basta estar no campus.
O aplicativo também permite que o usuário investigue e conheça as 339 espécies de vertebrados terrestres – entre anfíbios, mamíferos, répteis e aves – que já foram registradas no campus da UFSM. Para cada espécie, há um link que remete a outros projetos de divulgação da biodiversidade.
Além de estimular o interesse pela biodiversidade, o eFauna UFSM é uma ferramenta de aprendizagem inovadora no âmbito acadêmico, pois permite a integração entre diversas áreas do conhecimento e serve também como complemento e reforço para os conteúdos teóricos e aulas práticas. São muitas as disciplinas obrigatórias – nas áreas de zoologia, ecologia, biodiversidade e manejo de fauna silvestre, por exemplo – que se conectam com o “eFauna UFSM”, abrangendo os cursos de Zootecnia, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental, além dos cursos do Centro de Tecnologia (CT) envolvidos com o desenvolvimento do aplicativo. Fica evidente, portanto, o caráter interdisciplinar e integrador da proposta e o potencial desta de detalhar para a comunidade universitária e para o público em geral a riqueza da fauna do campus.
O aplicativo eFauna UFSM foi desenvolvido pelo professor Enio Giotto, do Departamento de Engenharia Rural, e pelos acadêmicos Fabrício Ramos e Lorenzo Langendolff, do curso de Redes de Computadores, com a coordenação da professora Marilise Krügel, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. O projeto iniciou-se em maio de 2023 com o propósito de construir uma rede de voluntários para o registro e acompanhamento da fauna de vertebrados do campus, bem como de divulgar o conceito e os princípios da ciência cidadã na produção de conhecimento de forma coletiva, participativa e voluntária.
A coordenadora do projeto destaca a importância da iniciativa nas ações de proteção e conservação das espécies: “Não basta conhecer somente quais espécies vivem em determinado local. É necessário conhecer e compreender como as espécies ocupam e interagem com os ambientes, com diferentes graus de antropização, ao longo do tempo. Neste contexto urbano, está imposto um grande desafio: compartilhar e esclarecer o público em geral sobre as interações diárias entre pessoas e fauna, ou seja, a coexistência com dezenas de outras espécies silvestres, nossos vizinhos.”
O eFauna UFSM está disponível gratuitamente na Play Store e pode ser instalado em smartphones com sistema operacional Android a partir da versão 9 Pie e versões mais recentes. Para conhecer mais sobre o projeto e acompanhar as novidades, é possível acessar o seu perfil no Instagram.
Texto: Subdivisão de Comunicação do CT