Já é quase final de semestre, mas os alunos do Colégio Politécnico da UFSM não desanimaram. Na noite de quarta-feira (13) estudantes e professores lotaram o auditório do Poli para prestigiar o evento “Roda de Conversa – Mundo do Trabalho”, que reuniu cinco egressas do ensino técnico para contar suas experiências no mercado.
A primeira edição da roda de conversa é parte da 5ª Mostra Acadêmica, Artística e Cultural do Colégio Politécnico, denominada “Pratas da Casa”. O evento foi organizado pela Assessoria de Comunicação do Poli em conjunto com alunas do curso de Relações Públicas. Segundo a estudante de Relações Públicas Maria Eduarda Pedroso, a ideia da roda de conversa partiu dos próprios alunos do Colégio Politécnico.
As palestrantes convidadas falaram por cerca de uma hora e meia, contando suas trajetórias de vida, desafios profissionais e respondendo perguntas. Helin Cort, técnica em enfermagem, Rafaela Pessamiglio, técnica em agropecuária, Rafaela Fazul, técnica em paisagismo, Cristiane Martins, formada em Gestão de Cooperativas, e Rossana Moreira, formada em Sistemas para Internet, compartilharam suas experiências e no Poli mostraram que o ensino de qualidade faz a diferença.
Para a diretora do Colégio Politécnico, Marta Von Ende, a troca de experiências entre as palestrantes e os alunos, além de enriquecedora, é também inspiradora. “Foi uma oportunidade muito rica. Ouvir a trajetória de nossas alunas egressas é inspirador, dá uma motivação a mais para nossos alunos. Eles saem dessa palestra mais preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho”, completou a diretora.
Já para Michel Moreira, que estuda para ser técnico em alimentos, conhecer as histórias de quem passou pelo Colégio Politécnico ajuda na confiança para continuar. “O mercado exige profissionais com prática, e os cursos do Poli oferecem isso. Ouvir as ex-alunas falando me dá mais tranquilidade de que é possível chegar lá.”
Texto e fotos: Gabriel Barros, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali