Nesta quarta-feira (13) pela manhã aconteceu mais um dia de campo de entrega de resultados da 14ª fase do Projeto Flores para Todos. Desta vez foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Lovato, no município de Novo Cabrais. O evento teve 82 participantes, entre alunos de duas escolas municipais e comunidade em geral, incluindo agricultores que fazem parte do projeto. Foram realizadas quatro estações técnicas:
– Estátice: cultivo, colheita e armazenamento;
– Projeto agroecologia na Escola Pedro Lovato;
– Turismo rural e plantas bioativas.
– Arte floral com espécies do Projeto Flores para Todos.
Participaram da realização do dia de campo a Escola Pedro Lovato, Emater/RS e Prefeitura de Novo Cabrais. O professor Nereu Augusto Streck, coordenador nacional da Equipe PhenoGlad e do Projeto Flores para Todos, representou a UFSM e foi responsável pela estação técnica sobre arte floral.
Segundo o professor Nereu, o projeto tem ação em escolas do campo em todo o Brasil, visando fomentar a prática do cultivo e empreendedorismo com flores, para gerar renda na propriedade através de práticas pedagógicas inclusivas e que valorizam e incentivam de forma prática o jovem a permanecer no campo.
“Em uma pequena área é possível produzir e ganhar dinheiro com as flores. E nas escolas do campo o Flores para Todos encontra o ambiente propício para semear ideias inovadoras que os alunos podem levar para casa e apresentar para a família e assim contribuir para a sucessão familiar no campo”, destaca o professor. “A Escola Pedro Lovato é a 71ª escola do campo a nível de Brasil a participar do Projeto Flores para Todos, e a entrega de resultados das flores que os próprios alunos ajudaram a produzir durante sete meses é o fechamento do ciclo com sucesso”, conclui o professor.
Desde o início, em 2018, até outubro de 2024 (14ª fase), o Projeto Flores para Todos já alcançou 404 famílias rurais e 71 escolas do campo de 221 municípios em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal.