A UFSM sediará na próxima segunda-feira (18) mais uma edição do evento Faurgs Day, organizado pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). O evento tem como objetivo principal compartilhar práticas e orientar a comunidade acadêmica sobre a gestão de projetos em diferentes esferas, incluindo parcerias com agências de fomento como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e empresas como a Petrobras.
Durante o encontro, os representantes da Faurgs apresentarão uma visão geral sobre a relação entre a fundação e a universidade, além de explicar sobre a obtenção de recursos federais para projetos e o processo de submissão de propostas junto a empresas e agências de fomento.
A programação será dividida em dois períodos. Pela manhã, das 10h às 12h, os profissionais da Faurgs estarão disponíveis na sala da fundação no campus sede da UFSM (sala 327 do prédio 47) para esclarecer dúvidas e receber sugestões de participantes. Na parte da tarde, o evento será realizado no Espaço Collab do InovaTec (no prédio 61H) e incluirá três módulos específicos sobre gestão de projetos:
14h às 14h45min – Módulo 1: Visão geral de gestão de projetos na interação Faurgs/universidade;
15h às 15h30min – Módulo2 : Projetos com Recursos Federais – Termo de Execução Descentralizada (TED)
15h30min às 16h – Módulo 3: Projetos com agências de fomento (Finep e Petrobras, entre outros)
A chefe do Núcleo de Apoio a Projetos da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), Lovaina Ribeiro, que está à frente da organização do evento na UFSM, destaca que “o Faurgs Day é uma excelente oportunidade para quem deseja se aprofundar na gestão de projetos acadêmicos, conhecer melhor as práticas, entender as exigências das fontes de financiamento e fortalecer a interação entre a fundação e a universidade”. Ainda acrescentou que esse evento tem um papel essencial no aprimoramento da qualidade dos projetos e no fortalecimento do ecossistema de inovação dentro da UFSM.
Interessados em participar do Faurgs Day podem realizar a inscrição por meio de formulário online.
Texto: Assessoria de Comunicação da Proinova