Há mais de 5 anos as disciplinas de Assessoria de Relações Públicas I e II, do Curso de Relações Públicas da UFSM Campus Frederico Westphalen, prestam assessoria a ONGs do município. Em 2024, são quatro entidades atendidas: Associação dos Deficientes Físicos (ADF), Comunidade Terapêutica Bárbara Maix, Sociedade Frederiquense de Promoção do Menor (Promenor) e Lar de Idosos São Vicente de Paulo.
O objetivo é auxiliar a comunicação das entidades que não têm profissionais ou equipes disponíveis exclusivamente para a área. Além disso, as atividades buscam capacitar na prática os estudantes a diagnosticar, planejar e desenvolver estratégias comunicacionais para empresas, instituições e organizações não-governamentais.
A partir das disciplinas já foram desenvolvidos diversos projetos de comunicação, entre eles campanhas institucionais, gestão de mídias sociais digitais, eventos e relacionamento com a imprensa. “A assessoria às ONGs faz parte da carga horária de extensão comunitária das disciplinas e, portanto, trata-se de uma prática constante na comunidade local e regional”, explica o professor Jones Machado.
Em 2024, os estudantes estão desenvolvendo as seguintes ações para as organizações:
Promenor: evento de lançamento de vídeo institucional, site e galeria de ex-presidentes.
Bárbara Maix: evento beneficente e comunicação interna.
ADF: vídeo institucional de 35 anos e assessoria de imprensa.
Lar dos Idosos: campanha de doação de leite e evento alusivo ao Dia do Idoso.
Neste ano, o Curso de Relações Públicas do campus Frederico
Westphalen completa 15 anos. Neste período, o curso alcançou o Conceito 5 do Ministério da Educação e formou 150 profissionais que atuam na cidade, na região, em outros estados e países. A cada ano, são ofertadas 30 vagas gratuitas que podem ser acessadas através do Vestibular, do Sisu/Enem e do Programa Seletivo Seriado. Para saber mais sobre o curso, acesse a página.