Em setembro, a equipe do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (Labler) – vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas da UFSM – teve um artigo publicado na revista Colombian Journal of Applied Linguistics. O texto intitula-se “Pioneiros em EMI: explorando experiências de professores com inglês como um meio de instrução em uma universidade brasileira” (EMI pioneers: Exploring Professors’ Experiences with English as a Medium of Instruction in a Brazilian university). O artigo soma-se a um corpo de trabalhos sobre inglês como meio de instrução (English as a Medium of Instruction – EMI) desenvolvidos pelo grupo, em apoio à internacionalização da UFSM.
Neste texto em específico, a partir de levantamentos prévios sobre a prática de EMI na instituição, são analisadas as perspectivas de três professores com relação a motivações, condições, preocupações, resultados e interesses no que concerne ao uso da língua inglesa como instrumento para mediar as interações em sala de aula. Com base nos achados, os pesquisadores almejam contribuir para a discussão e o delineamento de uma política EMI que atenda às realidades locais e disciplinares.
No fim de outubro, a Universidade Federal do Pará e a Education, Languages and Internationalisation Network (Elinet) promoveram a segunda edição da Elinet Conference: Global Voices, Local Impact: Education, Language, and Diversity. O evento oportunizou um fórum para a comunidade mundial de pesquisadores engajados em desenvolver estudos, políticas e práticas em educação, linguagens e internacionalização.
Na ocasião, a equipe do Labler contribuiu com dois trabalhos. Com o título de “Para um desenvolvimento profissional local em EMI: educação de professor e letramentos acadêmicos na UFSM” (Towards a local EMI professional development: teacher education and academic literacies at UFSM), o primeiro trabalho apresentou uma proposta inicial para a qualificação de docentes da UFSM para se engajarem em práticas EMI. Intitulado “Symposium of Academic Exchange (SAE): promovendo língua adicional e letramentos acadêmicos em uma universidade pública” (Symposium Of Academic Exchange [SAE]: fostering additional language and academic literacies at a public university), o segundo discutiu as contribuições de uma iniciativa desenvolvida na UFSM para a promoção da internacionalização em casa, por meio do engajamento de discentes no SAE.
O SAE é um fórum local e gratuito de prática da língua inglesa para fins acadêmicos. Esse fórum oportuniza a estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação da UFSM o compartilhamento de pesquisas em língua adicional com públicos multidisciplinares. A quarta edição do SAE ocorrerá nos dias 29 de novembro (cerimônia de abertura integrada à 39ª Jornada Acadêmica Integrada, com a palestra do professor Kleber da Silva), 2 de dezembro (SAE High School) e 4 e 5 de dezembro (SAE Higher Education).