A Editora UFSM inaugurou na quinta-feira (31) um novo Espaço Cultural para eventos e exposições no Centro Comercial da UFSM, junto ao posto de combustível na entrada do campus. A sala conta, em seu interior, com um painel artístico pintado pelo estudante de Artes Visuais Douglas Dornelles Medeiros, que representa a diversidade étnica na universidade e o florescimento cultural a partir da leitura e do conhecimento.
O professor Enéias Tavares, diretor da Editora UFSM, coordenou a cerimônia de inauguração e apresentou o projeto do Espaço Cultural ao público. A função principal do novo espaço é acolher eventos culturais que tenham relação direta ou indireta com a Editora UFSM, como lançamentos de livros, bate-papo com autores e aulas ministradas pelos autores com seus alunos e orientandos.
“Ao entrar na UFSM e ao deixar a UFSM, nós temos aqui uma vitrine, dos nossos livros, daquilo que a gente produz aqui. O espaço está aberto para iniciativas que partam de professores e também de alunos da nossa instituição. É um espaço literalmente de portas abertas para que pessoas possam desenvolver grupos de leitura, apresentações culturais e debates”, afirma Tavares.
A decoração da fachada é obra de Gustavo de Souza Carvalho, técnico gráfico da Editora UFSM. A arte traz símbolos da universidade, mas de uma forma diferente. “Eu tentei criar um design que transmitisse a sensação de movimento orgânico e que conseguisse reforçar a identidade da universidade. Mantendo uma linha contínua, assim como o conhecimento, que é contínuo.”
Em uma área de 58 metros quadrados, a sala terá à disposição cerca de 20 cadeiras e mudará sua cara de acordo com o propósito do evento. Pode ser ocupada por lançamentos da Grife UFSM em uma espécie de showroom, reorganizada para uma palestra com mesas e cadeiras ou mesmo ficar com seu espaço vazio de móveis.
O primeiro livro lançado no Espaço Cultural
E o Espaço Cultural já nasceu com seu primeiro livro lançado. Durante o evento de inauguração da sala, os visitantes puderam adquirir gratuitamente uma cópia do manual “Como Transformar Trabalhos Acadêmicos em Livros”, escrito por Tagiane Mai, revisora de textos da Editora UFSM. O manual foi pensado para facilitar a publicação de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e outros trabalhos ou pesquisas em livros. Além disso, segundo a autora, é também uma forma de apresentar a produção intelectual e científica da UFSM para o público externo: “Nós nos alinhamos à própria política de comunicação da universidade, que é divulgar a ciência. Fazer com que as descobertas feitas aqui dentro cheguem a mais pessoas. O livro é um desses instrumentos de divulgação”.
A vice-reitora da UFSM, professora Martha Adaime, participou da cerimônia de abertura e elogiou o resultado da reforma do espaço. Além disso, destacou a coordenação entre a Reitoria e o projeto do Espaço Cultural, parte de um projeto maior para ocupar todas as salas do Centro Comercial da UFSM.
Para a vice-reitora, as atividades do Espaço Cultural terão uma integração com a comunidade, levando a universidade para além do arco. “Esse espaço traz para a porta de entrada da universidade o que nós temos de melhor. Ele congrega uma cadeia para que a gente mostre o que a Universidade Federal de Santa Maria tem, de forma que a comunidade da UFSM e a comunidade santa-mariense sintam pulsar, em termos de ensino, pesquisa e extensão, nesta iniciativa”.
Texto e fotos: Gabriel Barros, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali