Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores e alunos de Música e Artes Cênicas apresentam a “História do Soldado”, de Stravinsky

A estreia será nesta quinta (31), às 20h, no Theatro Treze de Maio, com uma reprise na sexta (1º), no mesmo horário, no Teatro Caixa Preta



Uma obra do compositor russo Igor Stravinsky – reunindo música, teatro e dança – será apresentada pela primeira vez ao público santa-mariense por professores, estudantes e egressos dos cursos de Música e Artes Cênicas da UFSM. Trata-se da “História do Soldado”, que estreia nesta quinta (31), às 20h, no Theatro Treze de Maio, com uma reprise na sexta-feira (1º), no mesmo horário, no Teatro Caixa Preta, localizado junto ao Centro de Artes e Letras (CAL) – prédio 40 do campus sede.

Composta em 1918, a obra baseia-se em um conto do também russo Alexander Afanasyev. O espetáculo conta a história de um soldado que faz um pacto com o diabo, ao trocar o seu violino por promessas de riqueza. O libreto foi escrito em francês pelo suíço Charles Ferdinand Ramuz. No entanto, nas apresentações de Santa Maria, a obra será narrada e cantada em português.

A narradora será a professora de Artes Cênicas da UFSM Silvana Baggio, enquanto que o soldado terá como intérprete o ator Pedro Diana, egresso do curso. Os outros dois papéis do espetáculo, o do diabo e o da princesa bailarina, serão interpretados respectivamente por duas alunas do curso: Fernanda Florence e Manoela Michelin.

A música será executada por um hepteto, sob a regência do maestro Cláudio Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participam do grupo quatro docentes dos cursos de Música da UFSM. Um deles é o diretor artístico do espetáculo, Gilmar Goulart, que será o percussionista. Ele estará acompanhado dos professores Diogo Baggio (no contrabaixo), Clayton Miranda (no trompete) e Diego Ramires (no Trombone). Ao violino, estará Michael Penna, maestro da Orquestra Jovem do Recanto Maestro. Completam o grupo Ezequiel Zimmer, bacharel em Fagote, e Eder Roberto Nunes, estudante do Bacharelado em Clarineta.

O espetáculo é uma realização da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM) e do CAL, contando com o apoio da Prefeitura de Santa Maria e do Teatro Caixa Preta. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente no site do Theatro Treze de Maio e na plataforma Sympla (para a apresentação no Caixa Preta).

Outras informações constam nas páginas da orquestra nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-67455

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes