Uma obra do compositor russo Igor Stravinsky – reunindo música, teatro e dança – será apresentada pela primeira vez ao público santa-mariense por professores, estudantes e egressos dos cursos de Música e Artes Cênicas da UFSM. Trata-se da “História do Soldado”, que estreia nesta quinta (31), às 20h, no Theatro Treze de Maio, com uma reprise na sexta-feira (1º), no mesmo horário, no Teatro Caixa Preta, localizado junto ao Centro de Artes e Letras (CAL) – prédio 40 do campus sede.
Composta em 1918, a obra baseia-se em um conto do também russo Alexander Afanasyev. O espetáculo conta a história de um soldado que faz um pacto com o diabo, ao trocar o seu violino por promessas de riqueza. O libreto foi escrito em francês pelo suíço Charles Ferdinand Ramuz. No entanto, nas apresentações de Santa Maria, a obra será narrada e cantada em português.
A narradora será a professora de Artes Cênicas da UFSM Silvana Baggio, enquanto que o soldado terá como intérprete o ator Pedro Diana, egresso do curso. Os outros dois papéis do espetáculo, o do diabo e o da princesa bailarina, serão interpretados respectivamente por duas alunas do curso: Fernanda Florence e Manoela Michelin.
A música será executada por um hepteto, sob a regência do maestro Cláudio Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participam do grupo quatro docentes dos cursos de Música da UFSM. Um deles é o diretor artístico do espetáculo, Gilmar Goulart, que será o percussionista. Ele estará acompanhado dos professores Diogo Baggio (no contrabaixo), Clayton Miranda (no trompete) e Diego Ramires (no Trombone). Ao violino, estará Michael Penna, maestro da Orquestra Jovem do Recanto Maestro. Completam o grupo Ezequiel Zimmer, bacharel em Fagote, e Eder Roberto Nunes, estudante do Bacharelado em Clarineta.
O espetáculo é uma realização da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM) e do CAL, contando com o apoio da Prefeitura de Santa Maria e do Teatro Caixa Preta. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente no site do Theatro Treze de Maio e na plataforma Sympla (para a apresentação no Caixa Preta).
Outras informações constam nas páginas da orquestra nas redes sociais (Instagram e Facebook).