Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento de obras na UFSM marca bicentenário da imigração alemã no Brasil

Biblioteca do CCSH sediou evento em parceria entre o Memorial da Assembleia Legislativa, a Prefeitura de Agudo e a Comissão dos Festejos do Bicentenário da Imigração Alemã



foto colorida horizontal com 10 pessoas lado a lado de frente para a câmera em um espaço interno
Solenidade reuniu autoridades como o cônsul-geral da Alemanha, Marc Bogdahn (ao centro, de terno)

Em 25 de julho de 1824, chegaram à colônia de São Leopoldo os primeiros imigrantes alemães, dando início à colonização germânica no Rio Grande do Sul. A presença desses imigrantes desempenhou um papel fundamental na formação da cultura, da economia e da política do estado.

Em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, ocorreu na tarde de terça-feira (29) o lançamento de três obras: “Carlos Von Koseritz – Trajetória e Discursos na Assembleia Provincial”, organizada pelos professores Maria Medianeira Padoin, Carlos Eduardo Piassini e René Gertz; “Imigração Alemã e Política”, de Carlos Eduardo Piassini; e a 2ª edição revisada e ampliada de “O Parlamento Gaúcho – da Província de São Pedro ao Século XXI”, em dois volumes, organizada pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O evento, realizado na biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM, foi fruto de uma parceria entre o Memorial da Assembleia Legislativa Gaúcha, a Prefeitura de Agudo e a Comissão dos Festejos do Bicentenário da Imigração Alemã. A cerimônia contou com a presença de 180 pessoas, incluindo autoridades, professores, alunos e o cônsul-geral da Alemanha, Marc Bogdahn. Duas das obras lançadas tratam especificamente da imigração alemã.

foto colorida horizontal de pessoas em um grande hall, algumas estão próximas a uma mesa onde estão os livros e um rapaz de preto assina um papel
Comunidade acadêmica participou do lançamento

Maria Medianeira Padoin, professora do Departamento de História da UFSM e uma das organizadoras do evento, destacou a importância do encontro. Ela comentou que  a motivação se deu por várias questões e uma delas é a política da própria biblioteca do CCSH. “A política da biblioteca do CCSH é promover o diálogo e valorizar a produção acadêmica”, afirmou. Sobre as obras lançadas, Padoin acrescentou que “esses três livros são frutos de um trabalho conjunto do Memorial da Assembleia”.

Carlos Eduardo Piassini, autor de “Imigração Alemã e Política” e egresso da UFSM, falou sobre as duas obras relacionadas à imigração. “Estamos lançando dois livros. Um deles é baseado na minha dissertação de mestrado, e o outro trata de Carlos Von Koseritz”, relatou. Ele explicou que a obra sobre Koseritz aborda sua importância como porta-voz da comunidade alemã no Rio Grande do Sul, ajudando os imigrantes a se reconhecerem como brasileiros. O professor do Ensino Médio ainda comentou sobre a importância do evento para a comunidade acadêmica e também para a história do Rio Grande do Sul, visto que suas obras abordam as raízes do estado.

O cônsul-geral da Alemanha, Marc Bogdahn, também esteve presente e elogiou o evento. “É a primeira vez que estou em Santa Maria e fiquei muito impressionado com a dinâmica da cidade e com a intensa cooperação da Universidade com a Alemanha. Foi um evento gratificante”, destacou.

Bogdahn ressaltou a relevância da UFSM para o estado e a conexão com as universidades alemãs. “É a segunda maior do Rio Grande do Sul, me falaram que ela tem 49 parcerias com a Alemanha, entre as quais 11 convênios de cooperação muito fortes”, destacou.

As obras lançadas não apenas marcam um momento significativo na história da imigração alemã no Brasil, mas também convidam à continuidade dos estudos e à valorização da diversidade que compõe a identidade gaúcha.

foto colorida horizontal de quatro kits de livros, à frente um de capa amarela e uma foto antiga de um homem, dispostos em uma mesa branca
Kits com os três livros lançados

Obras lançadas:

– “Carlos Von Koseritz – Trajetória e Discursos na Assembleia Provincial”, Publicação da Assembleia Legislativa RS/Memorial da Assembleia, Série Parlamentares Gaúchos (nº 16).

– “Imigração Alemã e Política”, de Carlos Eduardo Piassini, Publicação da Assembleia Legislativa RS/Memorial da Assembleia.

– “O Parlamento Gaúcho – da Província de São Pedro ao Século XXI”, 2ª edição (atualizada, ampliada e revisada), em dois volumes, Publicação da Assembleia Legislativa RS/Memorial da Assembleia.

Texto: João Pedro Sousa, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, acadêmico de Desenho Industrial e bolsista

Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-67444

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes