Qualidade, conhecimento, oportunidade, educação e inovação: essas são algumas das palavras que evidenciam a imagem que a Universidade tem para a comunidade externa. Uma pesquisa, realizada entre novembro de 2023 e março de 2024, com a população sem vínculo com a UFSM, teve como objetivo reunir dados que identifiquem como essas pessoas veem a Instituição. Como nota geral, a UFSM recebeu 8,46.
Estruturada a partir de uma colaboração entre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e o professor Leander Luiz Klein, pesquisador do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), a pesquisa obteve 1.881 resultados, com diferentes perfis de respondentes. Além disso, o questionário foi realizado com a comunidade externa de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeiras das Missões, onde ficam os outros campi da Universidade.
“O perfil dos respondentes teve uma grande maioria que se classificou como brancos, mas a gente conseguiu abranger, também, a opinião de pessoas de outras cores. Também tivemos resposta de diversas classes sociais e níveis de escolaridade. Então, eu acredito que a gente conseguiu abranger a opinião de diferentes públicos”, comenta Leander.
Silvana Bortoluzzi Balconi, da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional, responsável pela apresentação dos resultados, evidencia a importância dessa pesquisa tanto para a UFSM, quanto para comunidade externa. “É importante para que a Universidade possa ter esse retorno da comunidade e possa ver os pontos que precisam ser feitas melhorias. É também importante para comunidade [externa] para que ela perceba que a gente se importa com o que ela pensa e a opinião dela”, relata.
Metodologia
O professor Leander explica que a metodologia utilizada é conhecida como “Survey”, ou seja, foi elaborado um questionário com 33 perguntas, pensadas de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Cada uma delas poderia ser avaliada em uma escala de 1 a 5, sendo 1 discorda totalmente e 5 concorda totalmente. As questões estavam divididas em 6 dimensões, sendo elas: imagem, reputação, qualidade, responsabilidade ambiental, inovação e responsabilidade social.
Além das perguntas específicas, no questionário também constava questões mais gerais a respeito do perfil de quem estava respondendo, como em qual cidade pertence, faixa etária, escolaridade, raça, gênero e classe social. A pesquisa também quis saber como os respondentes obtinham informações sobre a Universidade.
Na primeira semana de novembro o questionário foi disponibilizado de forma online, através dos sites da UFSM, que ficou disponível até a primeira semana de janeiro. Após esse período foram selecionados 10 bolsistas para realizar a pesquisa de forma presencial tanto em Santa Maria quanto nas outras cidades. A coleta de dados se encerrou na primeira semana de março, quando os alunos retornaram às aulas.
Resultados
Com nota de 8,46 os resultados mostram o reconhecimento de um bom trabalho realizado pela UFSM. Uma das perguntas que demonstra isso é que 85% afirmaram ter muito orgulho da Universidade estar na sua cidade. Outro fator é que 72% dos respondentes concordam com a afirmação: “vejo a UFSM como agente central da inovação no contexto local e regional”
Silvana destaca também que saber como a comunidade externa recebe as informações da Universidade é importante para que a comunicação com essa população seja realizada da melhor forma. “Sabemos que, de forma geral, o Instagram é onde a população mais se informa sobre a UFSM [47%]. Além disso, também podemos ver esse dado com base na faixa etária. Por exemplo, os adolescentes se informam mais pelo Instagram [69%], mas o pessoal de 42-47 se informa mais pelo nosso site [44%]”, explica.
Os resultados também mostram que 75,16% visitam eventualmente o campus da Universidade da sua região. E 38% vão à UFSM para atividades de lazer. Além disso, 52,86% dos respondentes afirmam ter amigos ou familiares estudando na Instituição.
Os resultados completos podem ser encontrados no site.
Próximos passos
De acordo com Silvana, agora que os resultados foram apresentados para as pró-reitorias, o próximo passo é que elas possam avaliar e ver o que precisa e pode ser melhorado. Um dos pontos, por exemplo, é como tornar as ações de inovação realizadas na UFSM mais conhecidas da comunidade em geral.
Ela também conta que a intenção é que a pesquisa seja realizada mais vezes, com ajustes que precisam ser feitos. “A ideia agora é que a gente veja o que precisa ser melhorado no questionário e daqui uns dois anos possa aplicar ele novamente”, conta.
Texto: Gabriel Escobar, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista