Projeto de gestão desenvolvido no Husm fica entre os cinco melhores em concurso da Ebserh

Ações garantem maior eficiência na gestão de oferta cirúrgica do hospital. O número de cirurgias eletivas anuais registrou um aumento de 75%

O projeto “Ampliação da oferta cirúrgica através de ações de controle e de regulação assistencial no circuito cirúrgico do usuário SUS”, desenvolvido no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), ficou entre os cinco finalistas no primeiro Concurso de Boas Práticas de Controle Interno, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo da premiação é disseminar práticas de controle que contribuam para melhorias na eficiência operacional, transparência, integridade, gestão e governança dos controles internos na administração central e nos 45 hospitais sob gestão da Ebserh.

O projeto é conduzido pelo Setor de Contratualização e Regulação, junto à Superintendência do Hospital Universitário. Suas ações alteraram a gestão de oferta cirúrgica do Husm, o que possibilitou elevar o número de cirurgias que demandam internação. Em 2014, o total anual era de 4.148 procedimentos, já em 2023 passou-se para 7.247. Outro efeito do trabalho desenvolvido foi observado no tempo médio de permanência dos pacientes internados, que passou de 7,7 para 5,7 dias. Isso significou um aumento de 75% nas internações cirúrgicas anuais.

Outra alteração importante ocorreu no atendimento aos pacientes para avaliações pré-operatórias. Elas passaram a ser agendadas apenas depois que a cirurgia é mercada. Isso garante ao Husm uma diminuição do tempo de permanência de pacientes no hospital, com uma maior rotatividade de leitos, além de reduzir custos. Nesse novo fluxo, o paciente é internado apenas no dia de cirurgia, o que garante mais eficiência. Resultado dessa nova dinâmica é o aumento no número de internações clínicas, que passaram de 5.193 em 2014 para 8.994 em 2023.

O chefe do Setor de Contratualização e Regulação do Husm, Helder Ferreira de Souza, destaca que a principal característica das ações é a transparência, que permite à gestão cirúrgica manter maior controle sobre os procedimentos e também à população informe-se das atualizações. “O paciente pode saber a posição em lista dele, qual a previsão do procedimento cirúrgico dele (…) então os auditores enxergaram todas essas práticas como uma forma transparente de realizar e de conduzir essa lista de espera cirúrgica.”

Implementação do projeto

As ações que contribuíram para o desenvolvimento do projeto de ampliação da oferta cirúrgica começaram a ser implementadas em 2014. A nova dinâmica contou com o envolvimento de toda a instituição e com ajustes em todas as áreas. Um fator fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do projeto foi a institucionalização da Comissão de Programação Cirúrgica e Bloco Cirúrgico, que garantiu uma análise mais conjunta e com implementações articuladas.

Os bons resultados garantiram ao Husm, além da premiação, a possibilidade de transmitir esses conhecimentos a outros hospitais do Brasil que fazem parte da Rede Ebserh. Ações baseadas no trabalho desenvolvido em Santa Maria já são reproduzidas no Hospital Universitário de Cuiabá, desde 2019, e no Hospital Universitário do Vale do São Francisco, em Pernambuco. Nos últimos dois meses, o Husm tem auxiliado também na implementação das ações no Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Premiação

Ao todo, 193 projetos foram inscritos, sendo seis deles do Husm. Após a divulgação dos resultados do concurso, os colegiados executivos dos hospitais universitários reúnem-se, de 11 a 13 de novembro em Brasília, para definir qual dos cinco projetos finalistas ficará em primeiro lugar. O evento contará com a presença do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Helder Ferreira de Souza conversou com a repórter Andreina Possan para o programa Editoria 107.9, da UniFM. É possível ouvir a entrevista no Spotify.

Texto: Andreina Possan, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali