A partir desta quinta-feira (24), o público poderá visitar no Museu Gama d’Eça a exposição “Arqueologia na região central do Rio Grande do Sul”, elaborada em parceria com o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (Lasca). A mostra tem como objetivo expor ao público artefatos arqueológicos pertencentes ao acervo do museu e do laboratório, bem como divulgar o conhecimento científico produzido a partir de pesquisas arqueológicas. A solenidade de abertura será nesta quarta-feira (23), às 15h, restrita a convidados.
Por meio dos artefatos arqueológicos que compõem a exposição, é possível entender um pouco mais sobre a história indígena do Rio Grande do Sul, desde 12 mil anos atrás, até a chegada dos europeus na América, em especial, pelas sociedades caçadoras e pelos guaranis, que ocuparam o atual município de Santa Maria e regiões vizinhas.
A previsão é que a mostra continue aberta pelos próximos seis meses. A visitação é gratuita, sem necessidade de agendamento. O Museu Educativo Gama d’Eça localiza-se na Rua do Acampamento, 81. Fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados, das 9h às 17h.