O professor Alencar Zanon e o aluno de mestrado em Agronomia da UFSM Marcos Dalla Nora, juntamente com o pesquisador Leandro do Prado Ribeiro, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), estiveram visitando, nesta semana, lavouras de trigo que participam do projeto “Potencial e lacunas de produtividade do sistema de produção com trigo em Santa Catarina”.
As visitas permitiram coletar informações práticas e observar de perto as técnicas de manejo aplicadas, oferecendo uma visão detalhada dos fatores que influenciam a produtividade em cada local.
Este projeto tem como objetivo identificar o potencial de produtividade de trigo em Santa Catarina de acordo com o ambiente. Com a coordenação de pesquisadores da Epagri, estão sendo conduzidos experimentos com as principais cultivares semeadas em Santa Catarina, para validar o modelo Ceres-wheat. Além disso, será quantificado o quanto se perde por erro de manejo, visando entender qual é o principal problema que reduz a produtividade das lavouras de trigo.
Segundo Zanon, essa abordagem permite aumentar a produtividade da cultura e, consequentemente, a lucratividade do produtor, com mínimo impacto ambiental.
A execução do projeto, que ao final terá informações de mais de 2.400 lavouras no estado, será possível devido ao acompanhamento dos extensionistas da Epagri e das cooperativas Copérdia, Coperalfa e Copercampos.
Foto: Divulgação